exposição

Aumenta ou diminui o brilho geral de uma imagem.

Este módulo tem dois modos de operação:

manual
Define a exposição, nível de preto e limiar de corte manualmente.
automático (somente imagens em RAW)
Faz uma análise do histograma da imagem para estabelecer automaticamente a exposição. O darktable seleciona automaticamente a compensação de exposição necessária para alterar o percentil selecionado ao nível alvo selecionado (consulte as definições abaixo). Este modo é particularmente útil para alterar automaticamente uma grande quantidade de imagens para que tenham a mesma exposição. Um caso de uso típico do modo automático é no processamento de fotografias de time-lapse (para evitar o efeito de cintilação).

🔗controles do módulo

modo
Seleciona o modo de operação (automático/manual).
compensar exposição da câmera (modo manual)
Remove automaticamente o viés de exposição da câmera (obtido dos dados Exif da imagem).
exposição (modo manual)
Aumenta (mover para a direita) ou diminui (mover para esquerda) o valor de exposição (EV, sigla em inglês).
limiar de corte (modo manual)
Define que porcentagem dos valores de brilho serão recortados no cálculo da exposição e correção de nível de preto. Use o seletor de cor para obter uma amostra de uma porção da imagem a ser usada para este cálculo.
percentil (modo automático)
Define uma localização no histograma que será utilizada para correção automática da exposição. Um percentil de 50% denota uma posição no histograma onde 50% dos valores de pixels estão acima e 50% dos valores de pixels estão abaixo desta exposição.
nível alvo (modo automático)
Define o nível alvo para a correção de exposição (EV) automática em relação ao ponto de branco da câmera.
correção do nível de preto (modos manual e automático)
Ajusta o ponto do nível de preto para eliminar valores RGB negativos.

Nota: Não use a correção do nível de preto para adicionar mais densidade nos pretos, já que isto pode eliminar cores quase pretas do gama ao gerar valores RGB negativos. Isto pode causar problemas com alguns módulos mais à frente na pixelpipe. Ao invés disso, use uma curva de mapeamento de tons para adicionar densidade aos pretos. Por exemplo, você pode usar o controle deslizante exposição relativa de preto na aba cena do módulo rgb fílmico, ou estabelecer uma ponta mais profunda no módulo curva base.


translations