contraste local

Melhora o contraste local da imagem.

Isto é atingindo usando um filtro laplaciano local (o padrão) ou um filtro bilateral não normalizado. Ambos os modos trabalham exclusivamente no canal L de Lab. O filtro laplaciano local foi desenhado para ser robusto contra efeitos de halo indesejados e inversões de gradiente ao longo das bordas.

🔗controles do módulo

modo
Seleciona entre o filtro laplaciano local ou grade bilateral. As seções a seguir definem os controles disponíveis para cada um destes modos.

🔗grade bilateral

granularidade
Ajusta o nível de granularidade dos detalhes que será ajustado.
contraste
Controla o quão fortemente o algoritmo distingue os níveis de brilho. Aumente este parâmetro para uma aparência mais contrastada.
detalhe
Adiciona ou remove detalhes. Os valores mais altos aumentam o contraste local.

🔗laplaciano local

Para compreender os parâmetros do filtro laplaciano local, pense em aplicar uma curva à imagem, semelhante ao gráfico a seguir:

curva laplaciana local

A curva é aplicada à imagem de uma maneira que funciona localmente e evita artefatos de halo.

O modo laplaciano local também suporta a elevação de sombras e compressão de realces (altas luzes), semelhante ao módulo sombras e altas luzes.

detalhe
Adiciona ou remove detalhes. Valores mais altos aumentam o contraste local. Isto insere um elemento em forma de S no centro da curva, para aumentar ou diminuir o contraste local.
realces
Isto afeta a extremidade da curva de contraste em forma de S, aumentando ou comprimindo o contraste nos realces (altas luzes). Um valor baixo reduz os realces.
sombras
Semelhante ao parâmetro de realces, isto afeta a outra ponta da curva de contraste, e aumenta ou diminui o contraste nas sombras. Um valor mais alto fornece mais contraste nas sombras. Um valor mais baixo eleva as sombras e pode efetivamente simular uma luz de preenchimento. Note que isto é feito com manipulação local da imagem. No entanto, isto significa que uma imagem completamente escura não pode ser iluminada desta maneira – somente objetos escuros em frente a objetos claros são afetados.
faixa de meios-tons
Isto controla a extensão da parte da forma de S da curva de contraste. Um valor maior faz com que o S seja mais amplo e, portanto, classifica mais valores como meios-tons mas menos valores como realces e sombras. Em configurações de grande alcance dinâmico, pode ser útil reduzir este valor para obter uma compressão de alcance mais forte, reduzindo o contraste em realces e sombras. No entanto, no que para cenários HDR realmente fortes, isto pode funcionar melhor em combinação com uma curva base que comprime previamente o alcance, até mesmo com uma curva aproximadamente logarítmica. A função de fusão de exposição no módulo curva base pode levar a resultados mais agradáveis em algumas situações, mas isto torna o processamento mais propenso a efeitos de halo.

Esta configuração pode provocar artefatos de banda na imagem se usada com valores extremos. Isto é devido à maneira como o darktable calcula a rápida aproximação do filtro laplaciano local.

translations