sombras e realces

Modifica o alcance tonal das sombras e realces (altas luzes) da imagem melhorando o contraste local.


Nota: Este módulo realiza o desfoque no espaço de cor Lab, o que pode resultar em diversos problemas que incluem halos, alto contraste local nas luzes e mudança de tons para o azul nas sombras. Use o módulo equalizador de tons em seu lugar.


🔗controles do módulo

sombras
Controla o efeito sobre as sombras. Os valores positivos clareiam as sombras, enquanto os valores negativos as escurecem.
realces
Controla o efeito nos realces. Os valores positivos clareiam os realces, enquanto os valores negativos os escurecem.
ajuste do ponto de branco
Por padrão, o algoritmo deste módulo deixa intactos os pontos de branco e preto. Em alguns casos, uma imagem pode conter variações tonais além do ponto de branco, isto é, acima de um valor de luminância de 100. Uma mudança negativa no ajuste do ponto de branco pode devolver estes valores ao intervalo adequado para que mais detalhes possam ser vistos nos realces.
suavizar com
O filtro de desfoque interno: gaussiano ou bilateral. Tente o filtro bilateral se o desfoque gaussiano gerar halos.
raio
O raio do filtro de desfoque utilizado pelo algoritmo. Os valores mais altos fornecem transições mais suaves entre sombras e realces, mas podem introduzir halos. Os valores mais baixos reduzem o tamanho dos halos, mas pode levar a uma aparência artificial. O filtro bilateral é muito menos propenso a artefatos de halo.
comprimir
Controla a intensidade com que o efeito se estende aos meios-tons. Os valores altos limitam o efeito a somente sombras e realces extremos. Os valores mais baixos podem também causar ajustes dos meios-tons. À 100%, este módulo não possui efeitos visíveis, já que somente são afetados o preto e branco absolutos.
ajuste de cor nas sombras
Controla o ajuste de saturação de cor feito nas sombras. Valores altos provocam aumento de saturação nas sombras iluminadas. Valores baixos provocam diminuição da saturação em sombras iluminadas. Normalmente é seguro deixar isto no valor padrão de 100%. Isto proporciona um aumento de saturação natural nas sombras, semelhante ao que seria esperado na natureza se as sombras recebessem mais luz.
ajuste de cor nos realces
Controla o ajuste de saturação de cor feito nos realces. Valores altos provocam aumento de saturação nos realces escurecidos. Valores baixos provocam diminuição da saturação nos realces escurecidos. Frequentemente os realces não contém informações de cor suficientes para propiciar cores convincentes quando escurecidas. Você precisa ajustar este parâmetro de modo a encontrar o melhor valor para sua imagem, mas saiba que algumas vezes os resultados podem não ser completamente satisfatórios.

translations