a anatomia de um módulo de processamento

O elemento básico de processamento de imagens no darktable é o módulo de processamento. Para processar uma imagem raw, vários destes módulos atuam sobre a imagem de entrada sequencialmente, cada um realizando uma diferente operação nos dados da imagem. Para aqueles familiarizados com o Adobe Photoshop, o conceito de um módulo de processamento no darktable é análogo a uma camada de ajuste em que ambos fazem um ajuste incremental da imagem, construindo sobre os ajustes que vieram antes.

Módulos utilitários também são fornecidos pelo darktable, porém eles não estão diretamente envolvidos no processamento de imagem. Ao invés disso, fornecem uma interface gráfica que permite gerenciar suas imagens, etiquetá-las, exportá-las etc.

Cada módulo de processamento atua independentemente dos demais, mas todos os módulos realizam seu processamento de maneira semelhante:

anatomia do módulo

  1. Recebe na entrada do módulo o resultado do último módulo executado, realiza uma operação nesta entrada para produzir a saída processada. Esta operação é diferente para cada módulo de processamento.

  2. Combina a entrada do módulo e a saída processada usando um operador de mesclagem para produzir a saída mesclada. Se nenhuma mesclagem for realizada, a saída deste passo é a mesma da saída processada.

  3. Gera uma máscara, que define uma opacidade para cada pixel da imagem. A opacidade é mais tarde usada para controlar quão forte a operação do módulo é aplicada em cada parte da imagem.

    Você pode definir sua própria máscara desenhando formas sobre a imagem ou usando as propriedades dos pixels da entrada do módulo ou da saída processada (consulte máscaras para obter mais detalhes). Esta máscara pode ser posteriormente modificada com uma configuração global de opacidade, que afeta todos os pixes por igual.

    Se nenhuma máscara desenhada/paramétrica for usada, a saída deste passo é uma máscara onde cada pixel possui a mesma opacidade (governada pela configuração de opacidade global). Se nenhuma opacidade for definida (nenhuma mesclagem é realizada) considera-se uma opacidade global de 1,0 (ou 100%).

  4. Combina a entrada do módulo e a saída mesclada, pixel por pixel, usando a máscara como operador de mesclagem, para produzir a saída final. Onde a opacidade da máscara for 100%, a saída final é a saída mesclada para este pixel. Onde a opacidade da máscara for 0, a saída final é a entrada do módulo para este pixel. Uma opacidade intermediária combina a saída mesclada e a entrada do módulo proporcionalmente. A saída final é passada para o próximo módulo para posterior processamento.

Os passos 2 e 3 são opcionais e nem todos os módulos os permitem. Por exemplo, o módulo de interpolação cromática deve ser aplicado a todo o arquivo raw de modo a produzir uma imagem legível. Assim, não faz sentido mascarar ou mesclar sua saída.

Cada um dos passos anteriores é definido em mais detalhes nas seções seguintes.

translations