remoção de mancha (obsoleto)


Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.6 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use a ferramenta de “clonagem” do módulo retocar.


Corrige áreas de uma imagem (o alvo) usando detalhes de outra área da imagem (a fonte).

Este módulo usa algumas das formas que estão disponíveis para máscaras desenhadas (círculos, elipses e caminhos), e a interface do usuário é similar.

Para usar este módulo, primeiro selecione a forma desejada clicando no ícone de forma correspondente (Ctrl+clique para habilitar o modo de criação de forma contínua). Em seguida, você pode selecionar opcionalmente a fonte para a correção usando Shift+Ctrl+clique ou Shift+clique na tela da imagem para selecionar o modo absoluto ou relativo, respectivamente (ver abaixo). Finalmente, clique na tela para selecionar a área a ser corrigida (a área alvo). Uma cruz é exibida onde a área fonte será posicionada.

O posicionamento da fonte possui dois modos

modo absoluto
Antes de colocar uma forma na tela da imagem, Shift+Ctrl+clique na posição desejada para a fonte. A partir deste momento, todas as formas novas terão sua fonte criada na mesma posição absoluta (nas coordenadas da imagem).
modo relativo
Antes de colocar uma forma na tela da imagem, Shift+clique na posição desejada para a fonte. A partir deste momento, todas as formas novas terão sua fonte criada naquela posição e as formas subsequentes terão sua fonte criadas na mesma posição relativa à forma alvo.

Após a criação, as áreas de fonte e alvo de cada forma podem ser modificadas independentemente até obter o resultado esperado. Um flecha é posicionada apontando da área fonte de cada forma para o seu alvo.

Use os controles específicos da forma para ajustar o tamanho, largura da borda e outros atributos.

Clique-direito na forma para removê-la.

Este módulo é equivalente à ferramenta de “clonagem” do módulo retocar; consulte a descrição da ferramenta de clonagem para obter detalhes e exemplos adicionais. Se a remoção de mancha produzir resultados insatisfatórios, tente usar a ferramenta “reparar” do módulo retocar no seu lugar.

translations