combinando máscaras desenhadas e paramétricas

Máscaras desenhadas e paramétricas podem ser usadas em combinação para formar uma única máscara que pode ser aplicada a um módulo.

Há dois elementos principais que controlam como máscaras individuais são combinadas: a polaridade de cada máscara individual (definida pelos botões de mais e menos) e a configuração na caixa combinada “combinar máscaras”.

A caixa “combinar máscaras” contém as seguintes opções, definindo como as máscaras desenhada e paramétrica serão combinadas:

exclusivo
Um método direto para combinar máscaras, o modo exclusivo multiplica os valores individuais dos pixels de cada uma das máscaras componentes.

Para um dado pixel, a máscara final terá um valor de 0 se qualquer das máscaras individuais for 0 naquele local e somente terá um valor de 1 se todas as máscaras tiverem valor 1 naquele local.

Qualquer máscara individual pode excluir um pixel determinando seu valor como 0, independente do que outras máscaras façam. Uma vez que um pixel é excluído por uma máscara, não há como outra máscara incluí-lo novamente.

inclusivo
O modo inclusivo primeiro inverte cada máscara individual (subtrai seu valor de 1,0), multiplica as máscaras invertidas, e finalmente inverte novamente a máscara combinada.

Para um dado pixel, a máscara final terá um valor de 1 se quaisquer das máscaras individuais for 1 naquele local e somente terá valor 0 se todas as máscaras tiverem valor 0 naquele local.

Qualquer máscara individual pode incluir um pixel determinando seu valor como 1, independente do que outras máscaras façam. Uma vez que um pixel tenha sido completamente incluído por uma máscara (seu valor é 1), não há como outra máscara excluí-lo.

modos exclusivo e inclusivo invertidos
Usar somente os métodos de combinação acima ainda seria muito limitante. Ganhamos flexibilidade máxima permitindo um passo adicional de inversão para cara máscara individual. Isto é governado pela polaridade dos botões que você encontra perto dos canais individuais.

Alternar a polaridade do botão de uma máscara inverte seus valores (subtrai o valor original de 1).

Finalmente, dentro da caixa “combinar máscaras”, você pode selecionar as opções exclusivo & invertido ou inclusivo & invertido. Cada uma destas opções é equivalente aos modos exclusivo e inclusivo, respectivamente, mas com um passo final que inverte a máscara resultante.

🔗casos típicos de uso

modo inclusivo
Para este modo, você escolhe modo inclusivo na caixa “combinar máscaras” e certifica-se de que todos os botões de polaridade de todos os canais individuais e da máscara desenhada são negativos (-). Seu ponto de partida é a máscara onde todos os pixels tem valor zero (nenhum pixel é selecionado). Você agora pode ajustar os controles da máscara paramétrica para trazer mais e mais pixels para a seleção ou desenhar formas na tela para especificar áreas da sua imagem.
modo exclusivo
No caso oposto você configura a caixa “combinar máscaras” para modo exclusivo e certifica-se de que a polaridade de todos os botões está configurada em positivo (+). Seu ponto de partida é uma máscara com todos os valores 1 (todos os pixels selecionados). Você agora ajusta os controles da máscara paramétrica para excluir partes da imagem como for necessário ou desenhar formas na tela para excluir aquelas áreas.

Para sua conveniência, a interface de máscaras paramétricas oferece um botão de alternar que inverte todos as polaridades dos canais e alterna entre modo inclusivo e exclusivo na caixa “combinar máscaras”.

Para usuários novatos, é recomendado ficar com os dois casos de uso acima. Isto significa que você deve decidir antecipadamente como quer construir sua máscara.

translations