suporte a dispositivo midi

O sistema de mapeamento de atalho foi testado mais extensivamente com o Behringer X-Touch Mini e contém código personalizado para lidar com os recursos específicos deste dispositivo. Todos os outros dispositivos são tratados como “midi genéricos” e podem ou não funcionar (bem) ou precisar de alguma configuração manual a cada vez. Uma estrutura de configuração (possivelmente em lua) para suportar recursos específicos de dispositivos adicionais está na lista de tarefas.

🔗Behringer X-touch Mini

O dispositivo deve estar no modo padrão (não MC). As camadas A e B são um tanto suportadas, no entanto, uma vez que o dispositivo não envia uma notificação ao alternar entre as camadas, e uma vez que as atualizações para rotores e luzes “ocultos” (tanto sob os botões e o padrão usado ao redor dos rotores) são ignoradas, tudo só será atualizado completamente depois que você pressionar ou virar algo na “nova” camada.

Os anéis de luz ao redor dos rotores mostram um padrão diferente dependendo se o controle deslizante associado tem uma faixa +/- simétrica centrada em torno de 0, 0-100 (ou 0-1) ou qualquer outra coisa. Se estiver vinculado a uma lista suspensa (ou classificação por estrelas), o rotor piscará uma luz por vez. Se a lista suspensa tiver muitos (mais de 13) itens (como a lista suspensa do modo de mesclagem), o rotor girará duas vezes; a primeira vez com uma luz acesa e a segunda vez com duas luzes adjacentes.

🔗Arturia Beatstep

Os rotores individuais podem ser configurados para enviar valores absolutos (0-127) ou alterações (+/- 1,2,3, … em codificações diferentes). A configuração recomendada é Relative #1 para todos os botões com Knob Acceleration configurada para Slow (Off) ou Medium. Isso pode ser configurado com o Centro de Controle Midi, disponível para Windows ou MacOS. Por padrão, o módulo darktable midi assume, para dispositivos desconhecidos, que os rotores usam codificações absolutas. Após a inicialização, é necessário informar que o dispositivo está enviando movimentos relativos. Você pode fazer isso girando um dos codificadores lentamente para a esquerda (para baixo) 5 vezes. Isso permite que o módulo determine qual das várias codificações relativas é usada. Se você não conseguir alternar as codificações na primeira tentativa, poderá reinicializar os módulos de entrada pressionando Ctrl+Shift+Alt+I e tente novamente. Se ainda tiver problemas, você pode tentar isto.

Se você mapear os botões do Beatstep para classificações, rótulos de cores ou botões de alternância, eles devem acender quando o elemento correspondente for ativado.

🔗Behringer BCR2000

(e possivelmente BCF2000)

Essas máquinas são altamente configuráveis, portanto, há muitas configurações que podem complicar a interação com o módulo midi do darktable. A ferramenta de gerenciamento do BC (disponível para Windows e MacOS) pode ser usada para configurá-los. A coisa mais fácil a fazer é redefinir todos os codificadores e botões para suas configurações mais simples, o que pode ser feito (para o BCR2000) usando [este arquivo](https://github.com/dterrahe/darktable/files/6539400/bcr2000. all.buttons.and.encoders.zip). Você pode enviá-lo para a máquina com Gerenciador do BC ou (no Linux) com amidi. Há também uma configuração global chamada “Deadtime” que determina por quanto tempo o BCR ignora as mensagens que chegam depois de enviar atualizações. Isso evita loops de feedback, mas para o darktable significa que bloqueia os ajustes enviados de volta imediatamente após cada movimento do rotor. Portanto, o Deadtime precisa ser definido como 0.

Uma vez configurado desta forma, as luzes do botão e do rotor devem funcionar. A linha superior de rotores (ou a única linha para o BCF2000) suporta diferentes padrões de luz (como o X-Touch Midi, com algumas opções extras e possui 15 em vez de 13 leds). No entanto, configurá-los é mais complicado e ainda não foi implementado. Também parece ser mais lento, por isso pode não ser viável em tempo real para cada atualização (como é feito para o X-touch). Portanto, no momento, apenas o padrão de 12 pontos é usado. Para rotores vinculados a listas suspensas, assim como no rotor do X-touch, a luz gira duas vezes; para as primeiras 15 opções apenas uma luz acende, para as segundas 15 opções, duas luzes adjacentes estarão acesas.

🔗Loupedeck

(e Loupedeck+, mas não os dispositivos não midi posteriores)

Pelas informações fornecidas aqui, a maioria das funcionalidades dos dois primeiros modelos loupedeck (ambos baseados em midi) devem ser suportadas, com as seguintes exceções e ressalvas:

  • os botões Matiz/Saturação/Luminosidade podem ser mapeados para as abas no módulo de zonas de cores, mas as pequenas luzes próximas a eles podem não responder às mensagens de atualização enviadas quando o usuário alterna as abas usando o mouse, então eles podem ficar fora de sincronia

  • os 8 controles deslizantes/rodas podem ser mapeados individualmente para os elementos do gráfico em zonas de cores

Fora isso, uma vez que o loupedeck usa a codificação Relative (por isso é semelhante ao Beatstep), ele precisará informar o módulo midi a cada inicialização (até que um sistema de configuração tenha sido implementado). Faça isso girando qualquer um dos botões (ou rodas) lentamente para baixo/para a esquerda 5 vezes. Reinicialize a camada de entrada com Ctrl+Shift+Alt+I se não funcionou da primeira vez para que você possa tentar novamente.

🔗Korg nanoKONTROL2

O dispositivo deve ser configurado primeiro usando o aplicativo Korg Kontrol Editor para estar no modo CC e cada botão deve ser definido para o tipo de nota e comportamento de botão Momentâneo. Para controlar as luzes nos botões, o modo LED deve ser definido como Externo. É importante notar que os botões Track e Marker não possuem leds.

Há um perfil do Kontrol Editor disponível aqui que pode ser carregado usando o aplicativo Windows para configurar diretamente todas essas configurações para funcionar corretamente com o darktable.

translations