visão geral

Os módulos nesta seção de referência são divididos em dois tipos distintos:

módulos de processamento
Os módulos de processamento são usados exclusivamente na vista da sala escura. Cada módulo realiza uma operação de processamento na imagem antes de passar sua saída para o próximo modulo para posterior processamento. Em conjunto, esta sequência de passos de processamento formam a pixelpipe.
módulos utilitários
Os módulos utilitários podem ser usados em qualquer vista do darktable. Não participam diretamente do processamento dos pixels de uma imagem, mas realizam outras funções auxiliares (gerenciamento de etiquetas e metadados da imagem, edição de histórico, modificação da ordem da pipeline de pixel, instantâneas e duplicatas, exportação de imagens etc).

Os dois tipos de módulo têm alguns aspectos em comum, descritos abaixo.

🔗cabeçalho de módulo

Cada módulo tem um cabeçalho no topo, normalmente constituído dos seguintes elementos:

nome do módulo
Clique no nome do módulo para expandir ou recolher o resto do módulo e mostrar/ocultar seus controles.
botão de redefinir parâmetros
Aparece normalmente à direita do nome do módulo e é usado para redefinir o estado do módulo à sua condição original.
menu de predefinições
Aparece normalmente na extremidade direita do cabeçalho do módulo. O menu predefinições é usado predominantemente em módulos de processamento, mas muitos dos módulos utilitários permitem que predefinições sejam configuradas também. Você pode acessar este menu com clique-direito em qualquer parte do cabeçalho do módulo.

Os módulos de processamento possuem elementos adicionais em seus cabeçalhos, como descrito na seção cabeçalho de módulo de processamento.

🔗redimensionamento do módulo

🔗módulos utilitários

Alguns módulos utilitários contém listas de informações que podem crescer conforme mais entradas sejam adicionadas. Para auxiliar a administrar o espaço da tela, é possível aumentar ou diminuir o número máximo de entradas que podem ser exibidas antes de se adicionar uma barra de rolagem. Para alterar o número máximo de entradas, posicione o mouse sobre uma entrada na lista e mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto gira a roda do mouse. Se a lista atualmente contiver mais entradas que o máximo, uma barra de rolagem aparecerá de modo que você possa acessar as entradas ocultas.


Nota: Não é possível estender estas áreas além do número de entradas atualmente exibida. Se você tentar fazer isso usando o Ctrl+roda, o número máximo de entradas aumentará e aparecerá uma mensagem informando o novo máximo. No entanto, o módulo em si não será redimensionado a menos que seu conteúdo exceda este máximo.


🔗módulos de processamento

Alguns módulos de processamento contêm elementos gráficos desenhados que podem ocupar muito espaço na tela, dependendo da largura de seus painéis laterais. Estas áreas desenhadas normalmente possuem uma proporção padrão de 16:9 e podem ser redimensionadas de maneira similar, posicionando o mouse sobre elas e mantendo a tecla Ctrl pressionada enquanto gira a roda do mouse.

translations