vinheta

Aplica um efeito de vinheta à imagem.

A vinheta é uma modificação do brilho e saturação nas bordas da imagem em uma forma específica. Muitos dos parâmetros listados abaixo podem também ser modificados com o controle gráfico que se sobrepõe à imagem quando o módulo possui o foco, mostrando a forma e a extensão do efeito.


Nota: É sabido que este módulo provoca artefatos de banda em determinadas condições. Você deveria considerar ativar o módulo matização para aliviar isto.


Note também: Este módulo pode produzir resultados de aparência pouco natural e deve ser usado com cuidado. Use o módulo exposição com uma máscara elíptica com uma área de transição grande e, se necessário, use o módulo balanço de cor com a mesma máscara para reduzir a saturação das bordas.


🔗controles do módulo

escala
O raio da área da vinheta.
força de decaimento
A progressividade de caída. Os valores mais altos provocam uma transição mais pronunciada.
brilho
A intensidade do brilho (valores positivos) ou escurecimento (valores negativos).
saturação
Controla o quão forte as cores se transformam quando são saturadas/dessaturadas na área de vinheta iluminada/escurecida.
centro horizontal/vertical
Desloca o centro da área de vinheta horizontalmente e verticalmente.
forma
A forma do efeito de vinheta. O valor padrão 1 cria uma área circular ou elíptica. Valores menores alteram a forma para que seja mais quadrada; valores maiores a convertem em uma forma de cruz.
proporção automática
Ajusta automaticamente a proporção de largura/altura da área de vinheta para corresponder à proporção da imagem processada. Isto tipicamente faz com que a vinheta se torne elíptica.
relação largura/altura
Ajusta manualmente a relação entre a largura e a altura da área de vinheta.
matização
Ativa a matização de ruído aleatório para aliviar os artefatos de banda causados pelos gradientes da vinheta. Selecione “saída de 8-bits” para evitar a formação de bandas na tela do monitor e para arquivos JPEG. Quando definido para “saída de 16-bits”, somente uma pequena quantidade de matização é aplicada, forte o suficiente para compensar a formação de banda no nível de grão fino de 16 bits. É recomendável que você, ao invés disso, use o módulo matização para aliviar os artefatos de bandas.

translations