redução de halo (obsoleto)


Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.6 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use o módulo aberrações cromáticas.


Remove os halos de cor, que frequentemente decorrem de Aberrações Cromáticas Longitudinais (LCA, sigla em inglês), também conhecidas como Aberrações Cromáticas Axiais.

Este módulo utiliza a detecção de bordas. Quando os pixels são detectados como um halo, a cor é reconstruída a partir dos pixels vizinhos menos saturados.

🔗controles do módulo

modo de operação
média global: Este modo é normalmente o mais rápido mas pode mostrar pré-visualizações ligeiramente incorretas em grandes ampliações. Isto pode também proteger demais ou muito pouco regiões de cor incorretas em comparação com a média local.

média local: Este modo é mais lento porque calcula as referências de cor locais para cada pixel. No entanto, ele pode proteger a cor melhor do que a média global e permite reconstruir a cor onde realmente seja necessário.

limite estático: Este modo não utiliza uma cor de referência mas usa diretamente o limite fornecido pelo usuário.

raio de detecção de bordas
O algoritmo utiliza a diferença entre a imagem de entrada e uma versão borrada gaussiana da mesma imagem para detectar bordas. Este parâmetro controla a extensão espacial do desfoque gaussiano utilizado na detecção de bordas. Tente aumentar este valor se deseja uma detecção mais forte das franjas e se a espessura das bordas for muito grande.
limite
O limite acima do qual a borda de um pixel é contada como uma “franja”. Tente baixar este valor se não forem detectadas franjas suficientes e aumente-o se muitos pixels estão dessaturados.

translations