múltiplas instâncias

Muitos dos módulos do darktable podem ser aplicados mais de uma vez na pixelpipe. Cada instância de um módulo se comporta de maneira independente, tomando sua entrada a partir do módulo abaixo na pixelpipe e entregando sua saída para o próximo módulo.

Assim como a instância base de um módulo, todas as instâncias podem ser movidas de maneira independente dentro da pixelpipe mantendo pressionada as teclas Ctrl+Shift enquanto arrasta e solta ou selecionando “mover para cima” ou “mover para baixo” no menu de contexto múltiplas instâncias.

Instâncias podem ser renomeadas pressionando Ctrl+clique no nome do módulo.

🔗casos típicos de uso

Há muitos casos em que faz sentido que um módulo seja aplicado mais de uma vez na pixelpipe. Aqui estão alguns casos típicos de uso.

  • O módulo exposição pode ser utilizado em combinação com máscaras para clarear ou escurecer partes de uma imagem. Uma instância separada pode ser criada para modificar cada região mascarada da imagem.

  • Você pode querer controlar o ruído de crominância e luminância de maneira independente. Isto pode ser conseguido gerando duas instâncias do seu módulo de redução de ruído e usando o primeiro somente na luminância (selecionando modo de mesclagem “luminosidade”) e o segundo somente na crominância (selecionando modo de mesclagem “cromaticidade”).


Nota: Cada instância também adiciona trabalho à sua pixelpipe. Gerar muitas instâncias – especialmente dos módulos mais pesados – causará lentidão perceptível.


🔗gerenciando múltiplas instâncias

Clique no menu de múltiplas instâncias no cabeçalho do módulo para mostrar um menu com as opções a seguir. Clique-direito no ícone do menu para criar uma instância nova diretamente (a mesma ação ao clicar na opção “nova instância” no menu).

nova instância
Cria uma nova instância do módulo corrente com todos os seus parâmetros redefinidos para seus valores padrão. O ’nome de instância’ é automaticamente determinado como um número inteiro único de forma que possa ser diferenciado de seu pai.
duplicar instância
Cria uma nova instância do módulo corrente com todos os parâmetros herdados da instância atual. Assim como em ’nova instância’, o ’nome de instância’ é automaticamente determinado como um número inteiro único.
mover para cima/para baixo
Move a instância para cima ou para baixo na pixelpipe.
excluir
Remove a instância atual. Esta opção não está disponível se somente uma instância estiver presente.
renomear
Renomeia a instância atual. Veja a seção pilha de histórico para mais detalhes sobre como o nome da instância afeta o copiar e colar de pilhas de histórico.

translations