dissolver

Move os pixels ao redor, aplicando distorções em estilo livre em partes da imagem usando pontos, linhas e curvas.

🔗nós

Cada uma das ferramentas do dissolver é baseada em nós. Um ponto consiste em um único nó e uma linha ou curva consiste em uma sequência de nós vinculados que definem um caminho.

Cada instância do módulo dissolver é limitada a um máximo de 100 nós – para mais nós, use instâncias adicionais. No entanto, note que o módulo consome muitos recursos do sistema.

Arraste o ponto central de um nó para movê-lo. O raio da circunferência ao redor do ponto descreve a área do efeito (a distorção ocorre apenas dentro deste raio). Para alterar o raio, arraste a alça da circunferência. Um vetor de força, começando do centro, descreve a direção da distorção e sua força é representada pelo comprimento do vetor. Altere o vetor arrastando a ponta da seta.

🔗pontos

Um ponto consiste em um único nó e vetor de força.

Clique no ícone de ponto para ativar a ferramenta de ponto e, a seguir, clique na imagem para colocá-la. Segure Ctrl enquanto clica no ícone de ponto para adicionar vários pontos sem ter que clicar no ícone novamente a cada vez. Clique com o botão direito para sair do modo de criação.

🔗modos de ponto

O vetor de força de um ponto possui três modos diferentes. Eles podem ser alternados pressionando Ctrl e clicando na ponta de seta do vetor de força.

linear
Uma distorção linear dentro do círculo, começando do lado oposto ao vetor de força e seguindo a direção do vetor. Este é o modo padrão.

modo-linear

crescimento radial
O efeito do vetor de força é radial, começando com uma força de 0% no centro e aumentando a partir do centro. Este modo é representado por um círculo adicional com a seta apontando para fora.

crescimento radial

encolhimento radial
O efeito do vetor de força é radial, começando com uma força de 100% no centro e diminuindo a partir do centro. Este modo é representado por um círculo adicional com a seta apontando para dentro.

encolhimento radial

🔗enevoamento

modo padrão
Por padrão, a força varia linearmente de 0% a 100% entre o centro e o raio do ponto de controle. É possível modificar o efeito de difusão clicando no centro do círculo.

padrão

modo enevoado
No modo “enevoado”, dois círculos de controle são exibidos, que podem ser modificados independentemente para suavizar a força do efeito. Note que clicar o centro do círculo novamente oculta os controles de enevoamento mas não retorna ao modo padrão.

enevoado

🔗remover pontos

Um ponto pode ser removido com um clique-direito no centro do nó.

🔗linhas e curvas

Linhas e curvas são sequências de pontos conectados por linhas retas ou curvas. O efeito é interpolado por um conjunto de vetores de força associados.

Clique o ícone apropriado para ativar a ferramenta de linha ou curva e então clique na imagem para colocar uma sequência de pontos que formam o caminho. Clique-direito em qualquer local quando o último ponto tiver sido colocado para terminar o desenho da linha/curva.

Mantenha o Ctrl pressionado ao clicar no ícone da linha/curva para adicionar múltiplas linhas/curvas sem ter que clicar o ícone novamente a cada vez. Clique-direito uma segunda vez para sair do modo de criação após a linha ou curva final ter sido completada.

linhas
linhas
curvas
curvas

Ctrl+clique em uma linha ou segmento de curva para adicionar um novo ponto de controle. Ctrl+clique direito no centro de um nó para remover um ponto de controle.

Clique-direito em um segmento para remover a forma completamente. Ctrl+Alt+clique em um segmento para mudar o segmento de uma linha para uma curva e vice versa.

🔗modos de conexão

Ctrl+clique no centro de um nó para mudar a maneira como os pontos da curva são conectados. Existem quatro modos, que correspondem a diferentes maneiras de manipular a inclinação da curva de Bézier usando os manipuladores de controle:

auto-suavizar
Este é o modo padrão, no qual os manipuladores do controle não são exibidos – controles são automaticamente calculados para propiciar uma curva suave.
cúspide
Manipuladores de controle podem ser movidos de maneira independente. Este modo está representado por um símbolo de triângulo no centro do nó.
suave
Manipuladores de controle sempre propiciam uma curva suave. Este modo é representado por um símbolo de diamante no centro do nó.
simétrico
Manipuladores do controle são sempre movidos juntos. Este modo é representado por um símbolo de quadrado no centro do nó.

🔗ver e editar nós

Clique no ícone da ferramenta de nó para ativar ou desativar a ferramenta de edição. Isto exibe todos os objetos de distorção definidos atualmente e seus controles. Alternativamente, clique-direito na imagem a qualquer momento para obter o mesmo efeito.

🔗número de deformações e nós

Este campo de informação exibe o número de deformações (objetos de distorção individuais) e nós atualmente em uso.

🔗mostrar guias

Selecione a caixa para mostrar guias sobrepostas sempre que o módulo for ativado. Clique no ícone à direita para controlar as propriedades das guias. Consulte guias & sobreposições para mais detalhes.

translations