armazenamento

As opções a seguir estão relacionadas com a base de dados da biblioteca do darktable e os arquivos auxiliares XMP.

🔗base de dados

verificar se a base de dados precisa de manutenção
Indica quando o darktable deve verificar se a base de dados está fragmentada e realizar a manutenção. As opções são “nunca”, “ao iniciar”, “ao fechar” e “em ambos”. Cada um destes itens também está disponível com a opção “(não perguntar)” para que a verificação seja feita de forma automática sem perguntas (“ao fechar” por padrão).
limite de fragmentação da base de dados
Razão de fragmentação (em percentual) acima da qual a manutenção da base de dados deve ser realizada (sujeito à seleção feita na opção acima) (25 por padrão).
criar cópia instantânea da base de dados
Especifica com qual a frequência que o darktable deve criar cópias instantâneas da base de dados. As opções são “nunca”, “uma vez por mês”, “uma vez por semana”, “uma vez por dia” e “ao fechar” (“uma vez por semana” por padrão).
quantas cópias de segurança manter
Número de cópias instantâneas a serem mantidas após criar uma nova cópia, sem contar as cópias de segurança realizadas ao atualizar a versão do darktable. Insira “-1” para armazenar um número ilimitado de cópias.

🔗xmp

salvar arquivo auxiliar para cada imagem
Os arquivos XMP fornecem um método redundante de salvar as alterações feitas em uma imagem, além das alterações salvas na base de dados do darktable. Esta opção permite que você escolha quando salvar esses arquivos. Escolha entre:
  • nunca: Não salva arquivos XMP. Isso pode ser útil se você estiver executando várias versões do darktable para fins de desenvolvimento/teste, mas normalmente não é recomendado
  • na importação: Um arquivo XMP será salvo assim que você adicionar uma imagem à biblioteca do darktable e será posteriormente atualizado cada vez que você editá-la
  • após a edição: Um arquivo XMP será salvo na primeira vez que você realizar uma edição em uma imagem e será atualizado em cada edição subsequente. A importação não irá gerar um arquivo XMP por padrão.

É altamente recomendável que você escolha “na importação” ou “após a edição”. Os arquivos XMP fornecem uma proteção contra falhas útil para que você não perca dados se a base de dados for corrompida. Fazer cópia de segurança de seu arquivo raw mais o arquivo XMP que o acompanha permitirá que você restaure totalmente seu trabalho em uma data posterior, reimportando seu histórico de edição de volta para o darktable (“na importação” por padrão).

salvar etiquetas XMP em formato comprimido
As entradas de etiquetas XMP podem ser muito grandes e exceder o espaço disponível para armazenar a pilha de histórico em alguns arquivos de saída ao exportar. Esta opção permite comprimir etiquetas XMP para o formato binário de modo a economizar espaço. As opções disponíveis são “nunca”, “sempre” e “apenas entradas grandes” (o padrão).
procurar por arquivos XMP atualizados ao iniciar
Pesquisa todos os arquivos XMP ao iniciar e verifica se qualquer um deles foi atualizado por algum outro programa. Se arquivos XMP atualizados forem encontrados, um menu é aberto para que o usuário selecione quais arquivos XMP recarregar (substituindo as entradas na base de dados do darktable pelo conteúdo do arquivo XMP) e quais XMP serão sobrescritos pela base de dados do darktable. Ativar esta opção também faz com que o darktable pesquise por arquivos auxiliares que foram adicionados após o momento da importação (desligado por padrão).

translations