mapeamento tonal global (obsoleto)


Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.4 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use o módulo rgb fílmico.


Comprime o alcance tonal de uma imagem HDR em um alcance tonal de um arquivo de saída LDR típico.

O mapeamento tonal global processa cada pixel de uma imagem HDR sem levar em conta o entorno local. Isto geralmente é mais rápido do que o mapeamento local fornecido pelo mapeamento de tons (obsoleto), mas pode produzir resultados menos convincentes com cenas de grande alcance dinâmico.

🔗controles do módulo

operador
O operador a ser usado. Estão disponíveis os operadores de mapeamento tonal global Reinhard, Fílmico e Drago. Dependendo do operador selecionado, podem ser ajustados os parâmetros a seguir.

Alguns operadores são completamente auto-ajustáveis e não requerem controles específicos.

viés (somente operador Drago)
Este parâmetro influencia o contraste da imagem de saída. É um parâmetro essencial para ajustar a compressão dos valores altos e a visibilidade dos detalhes em áreas escuras. É recomendável um valor de 0,85 como ponto de partida.
alvo (somente operador Drago)
Um fator de escala para ajustar o brilho da imagem global ao brilho da tela desejada. É medido em cd/m e deve coincidir com o brilho do seu dispositivo de saída. Valores mais altos produzem uma imagem mais brilhante, enquanto valores mais baixos geram imagens mais escuras.
detalhe (todos os operadores)
Este parâmetro controla o quanto de detalhe é preservado da imagem de entrada original e transferido de volta na imagem de saída após o mapeamento tonal.

translations