criar imagens de entrada para o darktable-chart

Para começar, você precisa de uma foto adequada de seu cartão de referência de cor no formato RAW+JPEG. Está fora do escopo deste manual explicar os detalhes de como tirar esta foto mas, em poucas palavras, você precisa fazer a foto ao meio-dia de um dia ensolarado com uma fonte de luz (sol) brilhando em ângulo sobre o cartão. Você deve evitar qualquer clarão na imagem. O patch de cor branco neutro na rampa de cinza (G00) deve terminar no valor L especificado na descrição de seu cartão. Frequentemente, isto é L=92 e requer que você superexponha a foto em aproximadamente 1/3 EV. O ideal é realizar várias fotos com exposições ligeiramente diferentes e mais tarde selecionar a correta no darktable. Certifique-se de que o cartão preencha a maior parte do enquadramento. Use uma lente com uma distância focal “normal” (por exemplo, equivalente a 50 mm) e feche um pouco a abertura para evitar o fenômeno da vinheta.

Em seguida abra o arquivo RAW no darktable e desabilite a maioria dos módulos, especialmente curva base. Selecione a matriz de entrada padrão no módulo de perfil de cor de entrada e desabilite o recorte do gama. Selecione “balanço de branco da câmera” no módulo balanço de branco.

Existe uma situação especial se sua câmera aplica automaticamente algumas correções de lente (correção de vinheta, por exemplo) ao arquivo JPEG resultante. Neste caso, você deve ativar o módulo correção da lente no darktable para que o processamento RAW coincida com o JPEG neste aspecto. No entanto, uma vez que a correção de vinheta do darktable pode não corresponder exatamente ao aplicado internamente pela câmera, é melhor desativar esta correção na câmera se possível.

Para gerar sua imagem, vá para o módulo exportar na mesa de luz.

Você precisará selecionar “Lab” como perfil de cor de saída. Este espaço de cor não é visível na caixa combinada por padrão. Você precisa primeiro ativá-lo configurando allow_lab_output comTRUE em $HOME/.config/darktable/darktablerc. Alternativamente, você pode iniciar o darktable com:

darktable --conf allow_lab_output=true

Então, selecione “PFM (flutuante)” como formato de saída e pressione “exportar” para gerar o arquivo de imagem de origem.

Você pode produzir a imagem (alvo) de referência correspondente do JPEG de forma similar. Desta vez, deverá desativar todos os módulos e exportar com perfil de cor de saída “Lab” em formato “PFM (flutuante)”.

translations