controles do módulo

Esta seção descreve como interagir com os controles do módulo de processamento.

🔗controles deslizantes

Os controles deslizantes oferecem cinco métodos diferentes de interação, dependendo do nível de controle desejado.

clique-esquerdo
Clique em qualquer local na área do controle deslizante para definir o valor. Você pode também clicar e arrastar para modificá-lo. Você não precisa apontar para o triângulo ou até mesmo a linha – você pode clicar em qualquer parte em toda a extensão do controle deslizante, incluindo o rótulo.
roda do mouse
Posicione o ponteiro do mouse sobre o controle deslizante e então use a roda do mouse para ajustar o valor
teclas de seta do teclado
Quando o controle deslizante estiver em foco, você pode posicionar o ponteiro do mouse sobre o controle e então usar as teclas de seta do teclado (←/↓ e →/↑) para ajustar o valor. Para definir o foco para o controle sem mudar o valor atual clique-direito e então clique-direito novamente.
clique-direito
Quando o ponteiro do mouse estiver sobre o controle deslizante, o clique-direito habilita uma janela instantânea multifuncional para controle preciso com o mouse ou entrada numérica usando o teclado.

bauhaus

Uma linha em curva que se estende do marcador triangular se move com seu mouse. Quanto mais próximo o ponteiro do mouse está do marcador triangular, mais grosseiro será o controle que você terá do valor; quanto mais afastado do marcador triangular, mais preciso será seu controle. Clique-esquerdo com seu mouse para aceitar o novo valor e ocultar a janela instantânea.

Alternativamente, você pode digitar um novo valor usando seu teclado e confirmar pressionando a tecla Enter. Você pode até mesmo fornecer o novo valor na forma de uma expressão aritmética que o darktable calculará para você – o valor anterior é referenciado como “x”.

duplo-clique
Duplo-clique no controle deslizante ou no seu rótulo restaura o valor padrão.

Adicionalmente, a precisão da roda do mouse e a tecla da seta podem ser alteradas:

  • mantenha a tecla Shift pressionada ao ajustar para aumentar o tamanho do passo por um fator de 10.

  • mantenha a tecla Ctrl pressionada ao ajustar para reduzir o tamanho do passo por um fator de 10.

Ambos os multiplicadores podem ser modificados no arquivo $HOME/.config/darktablerc:

darkroom/ui/scale_rough_step_multiplier=10.0
darkroom/ui/scale_precise_step_multiplier=0.1

🔗caixas combinadas

Clique em uma caixa combinada para mostrar uma lista de opções disponíveis na qual você pode clicar para selecionar. Ocasionalmente, a lista de seleção abrirá próxima da parte inferior ou superior da tela, o que significa que somente alguns elementos estarão visíveis – basta girar a roda do mouse para exibir a lista completa. Alternativamente, você também pode usar a roda do mouse e as teclas de setas do teclado para selecionar uma opção, ou começar a digitar para filtrar as entradas da caixa combinada.

🔗seletores de cor

Vários módulos permitem configurar parâmetros usando seletores de cor (identificados pelo ícone color-picker-icon ). Eles usam uma interface padrão e a maioria pode operar no modo ponto ou área. O modo ponto pode ser ativado clicando no ícone do seletor de cor. O modo área é ativado com Ctrl+clique ou clique-direito.

🔗atalhos de teclado

Os parâmetros do módulo também podem ser ajustados usando atalhos de teclado. Consulte preferências > atalhos para obter mais informações.

translations