curva rgb

Uma ferramenta clássica de fotografia digital para alterar os tons de uma imagem usando curvas.

Este módulo é muito similar ao módulo curva de tons, mas funciona no espaço de cor RGB.

Ative o seletor de cor à esquerda para mostrar os valores selecionados no gráfico (Ctrl+clique ou clique-direito para usar o seletor em modo de área). Os valores numéricos (Lab) de entrada e saída (ver abaixo) no ponto ou área são exibidos no canto superior esquerdo do gráfico.

Um segundo seletor de cor à direita pode ser usado para criar automaticamente novos nós baseados na área amostrada. Ctrl+clique+arraste o nó criado para ter uma curva positiva para a área selecionada. Shift+clique+arraste para criar uma curva negativa.

🔗controles do módulo

Consulte a seção curvas para obter mais detalhes sobre como modificar as curvas, incluindo os controles método de interpolação e preservar cores.

modo
O RGB é um espaço de cor linear desenhado para capturar e exibir imagens em síntese aditiva. Está relacionado com os meios de captura e de visualização e não isola informações de cor e luminosidade da mesma maneira que os espaços de cor Lab e XYZ fazem. Este módulo funciona em ProPhoto RGB. Sabe-se que adicionar contraste ao espaço RGB diminui saturação nos realces (altas luzes) e aumenta a saturação nas sombras, mas tem se mostrado a forma mais confiável de editar o contraste, e é o método padrão da maioria dos programas de edição de fotos.

Dependendo da intenção desejada, você pode aplicar a curva RGB em dois modos diferentes:

  • RGB, canais ligados: Aplica a curva do canal L aos três canais no espaço de cor RGB.
  • RGB, canais independentes: As curvas R, G e B podem ser ajustadas de forma independente.
compensar cinza médio
Selecione esta opção para mudar a visualização do histograma no módulo. Esta opção não altera o processamento, mas pode ajudar a editar a curva.

translations