solução de problemas

Este guia de solução de problemas pode ser usado para verificar se sua câmera pode ou não ser usada com o acesso remoto. Isso é feito usando a mesma ferramenta (gphoto2) que o darktable usa para fazer a interface com sua câmera.

Antes de começar, você precisa primeiro encontrar o nome da porta da câmera. Normalmente, a porta “usb:” é suficiente e, portanto, é usada no guia a seguir.

🔗sua câmera foi detectada?

O comando a seguir irá verificar se sua câmera está conectada ao computador e foi detectada pelo gphoto2.

env LANG=C gphoto2 --auto-detect

🔗verifique as capacidades do driver da câmera

Execute o comando a seguir e certifique-se de que a capacidade de “Capture choices” (opções de captura) suporta “Image” (imagem) e o “Configuration support” (suporte de configuração) é “yes” (sim) – o darktable verificará essas duas opções para decidir se deve mostrar o botão “disparo remoto”.

env LANG=C gphoto2 --port usb: --abilities

🔗captura remota

Esta etapa verificará se sua câmera pode ser controlada remotamente – ou seja, se ela pode capturar uma imagem, baixá-la para o seu computador e exibi-la na sala escura.

env LANG=C gphoto2 --port usb: --capture-image-and-download

🔗acesso remoto da câmera

Este último passo testa se sua câmera suporta “eventos” que são muito utilizados pelo darktable. Executar este comando fará com que o processo do gphoto2 espere um evento de captura de imagem que deve ativar manualmente em sua câmera. Se tiver êxito, a imagem será baixada para seu computador.

env LANG=C gphoto2 --port usb: --capture-tethered

🔗e agora?

Se algum dos passos anteriores falhou, existem problemas com sua câmera e controlador específico. Informe o problema na página de github do gphoto2. Adicione as flags a seguir ao comando que falhou para melhor suporte e anexe a saída de registro ao seu relato:

--debug --debug-file gphoto2_debug.log

Se você completou com êxito todos os teste anteriores, sua câmera provavelmente é suportada pelo darktable. Se os testes foram bem sucedidos mas você ainda assim encontra problemas com o darktable, por favor relate seu problema na página de github do darktable. Anexe a saída de registro dos comandos acima e o arquivo de registro produzido ao iniciar o darktable com o seguinte comando:

darktable -d camctl 2>1 >camctl.log

translations