arquivos auxiliares

O darktable é um editor de imagens não destrutivo e abre todas as imagens em modo somente leitura. Qualquer dado criado dentro do darktable (metadados, etiquetas e passos de processamento de imagens) são armazenados em arquivos “.XMP” auxiliares separados. Estes arquivos são armazenados juntamente com os arquivos RAW originais e permitem que o darktable armazene informações sobre as imagens, assim como o histórico de edição completo sem tocar nos arquivos raw originais. Quando você importa uma imagem para o darktable pela primeira vez, um arquivo XMP é gerado automaticamente. A geração de arquivos XMP pode ser desativada em preferências > armazenamento > xmp mas não é recomendável fazer isso no uso normal.

Para uma determinada imagem fonte, múltiplas versões de edição chamadas duplicatas podem coexistir, compartilhando os mesmos dados de imagem original mas cada uma tendo seus próprios metadados, etiquetas e passos de processamento. Cada duplicata de uma determinada imagem (nomeada <nome base>.<extensão>) é representada por um arquivo auxiliar XMP separado (com um nome de arquivo construído no formato <nome base>_nn.<extensão>.xmp, onde nn representa o número de versão da edição). Informações da edição original, a “duplicata” com o número de versão zero, são armazenadas em um arquivo adicional chamado <nome base>.<extensão>.xmp. O número de versão de cada duplicata é exibido no módulo informações da imagem em cada uma das vistas do darktable.

Seu trabalho é automaticamente sincronizado com os arquivos auxiliares sem necessidade de pressionar um botão “salvar”. Ao fazer uma cópia de segurança dos seus dados, certifique-se de manter cópias dos arquivos XMP, uma vez que eles são necessários para reconstruir completamente seu trabalho no caso de um desastre.

Além dos arquivos auxiliares, o darktable mantém todos os dados relacionados às imagens na base de dados de sua biblioteca para acesso rápido. Uma imagem somente pode ser vista e editada no darktable se seus dados forem primeiro carregados na base de dados da biblioteca. Isto acontece automaticamente quando você importa pela primeira vez uma imagem. Se uma imagem for reimportada posteriormente, a base de dados será atualizada a partir do conteúdo do seu arquivo XMP.

Um vez que uma imagem seja importada para o darktable, as entradas da base de dados tomam precedência sobre os dados do XMP. Alterações posteriores ao arquivo XMP feitas por outros programas não serão visíveis no darktable – estas mudanças serão sobrescritas na próxima vez que o darktable sincronizar o arquivo. A pedido, o darktable pode ser configurado para procurar por XMP atualizados ao iniciar, oferecendo a possibilidade de atualizar a base de dados ou o arquivo XMP quando mudanças forem identificadas. Esta configuração pode ser alterada em preferências > armazenamento > xmp.

translations