visão geral

Cada módulo de processamento obtém sua entrada do módulo anterior na pixelpipe, realiza sua operação nos dados da imagem e então entrega a saída ao próximo módulo na pixelpipe.

Os dados de saída de um módulo podem ser reprocessados (combinados) opcionalmente com seus dados de entrada antes de serem passados ao próximo módulo. Este passo do processamento é chamado de mesclagem – os dados de entrada e saída são processados usando algoritmos chamados de operadores de mesclagem ou modos de mesclagem.

Cada modo de mesclagem é controlado posteriormente pelo parâmetro de opacidade (que tem um valor entre 0% e 100%) que define o quanto contribuem as imagens de entrada e saída para o resultado final. Normalmente, uma opacidade de 0% gera uma imagem idêntica a de entrada (o módulo não tem nenhum efeito), enquanto uma opacidade de 100% oferece o efeito máximo do módulo.

Esta opacidade pode ser a mesma para todos os pixels (utilizando o controle deslizante de opacidade global), neste caso com a mesclagem atuando de maneira uniforme em toda a imagem. Alternativamente, os valores de opacidade podem variar segundo as propriedades ou localização de cada pixel. Esta modificação local de opacidade chama-se máscara. As máscaras proporcionam ao usuário um controle preciso sobre quais partes de uma imagem serão afetadas por um módulo e em que medida. O usuário pode optar por ativar uma máscara desenhada, uma máscara paramétrica ou uma combinação.

As funcionalidades de mesclagem e máscara são controladas por meio de um grupo de ícones localizados na parte inferior de cada módulo aplicável.

opções de máscara & mesclagem

Estes ícones habilitam as seguintes opções de mascaramento e mesclagem, da esquerda para a direita:

desligado
A saída do módulo se passa ao módulo seguinte na pixelpipe sem reprocessamento adicional. Não são exibidos mais controles.
uniforme
As imagens de entrada e saída são processadas de maneira uniforme com o modo de mesclagem selecionado, onde a quantidade de mesclagem é controlada somente com o controle deslizante de opacidade. Controles adicionais são exibidos para permitir que o modo de mesclagem e a opacidade sejam selecionados. O padrão é o modo de mesclagem “normal” com uma opacidade de 100%.
máscara desenhada
O reprocessamento ocorre com o modo de mesclagem selecionado e uma opacidade baseada na localização do pixel conforme definido por uma ou mais formas desenhadas. Controles adicionais são exibidos para permitr que sejam desenhados os elementos da máscara. Se nenhum elemento de máscara for desenhado, todos os pixels terão a mesma opacidade, segundo definido pelo controle deslizante de opacidade.
máscara paramétrica
O reprocessamento ocorre com o modo de mesclagem selecionado e uma opacidade baseada nas propriedades individuais de cada pixel. Controles adicionais são exibidos para permitir que a opacidade seja ajustada por pixel, determinada por valores do pixel.
máscara desenhada & paramétrica
O reprocessamento ocorre com o modo de mesclagem selecionado e uma opacidade baseada em uma combinação de máscara desenhada e paramétrica.
máscara rasterizada
O reprocessamento ocorre com o modo de mesclagem selecionado e uma opacidade baseada em uma máscara que foi desenhada por um módulo ativo anteriormente na pixelpipe.
opções de mesclagem
Seleciona qual espaço de cor usar para calcular a máscara de mesclagem e especifica se deseja ou não permitir que uma máscara seja gerada baseada nos canais de saída do módulo (normalmente uma máscara paramétrica é gerada baseada nos canais de entrada que ingressam no módulo). As seguintes opções estão disponíveis:
  • redefinir para o espaço de cor padrão: Usa o espaço de cor padrão para o módulo para especificar a máscara paramétrica.
  • Lab: Usa o espaço de cor Lab (quando disponível) para especificar a máscara paramétrica.
  • RGB (tela): Usa o espaço de cor RGB/HSL baseado na tela para especificar a máscara paramétrica.
  • RGB (cena): Usa o espaço de cor RGB/JzCzhz baseado na cena para especificar a máscara paramétrica.
  • mostrar canais de saída: Mostra os controles do canal de saída da máscara paramétrica, de modo que a máscara paramétrica possa ser definida com base nos canais de saída do módulo.

Nota: Nem todas estas opções de mesclagem estão disponíveis para todos os módulos.


translations