imagens selecionadas

Executa ações em imagens que foram selecionadas na vista da mesa de luz.

🔗controles do módulo

Os controles do módulo são distribuídos em duas abas para manipular os arquivos de imagem e os metadados relacionados.

🔗aba de imagens

remover
Remove as imagens selecionadas da biblioteca do darktable sem excluí-las. As imagens removidas não podem mais ser visualizadas ou editadas no darktable, mas os arquivos de imagem permanecem no sistema de arquivos junto com quaisquer arquivos auxiliares XMP. Como o darktable mantém os arquivos XMP atualizados com seu histórico de processamento mais recente, você pode restaurar totalmente o seu trabalho posteriormente, importando novamente as imagens.
remover (lixeira)
Remove as imagens selecionadas da biblioteca do darktable e quaisquer arquivos auxiliares XMP associados do sistema de arquivos. Se nenhuma duplicata de uma imagem removida permanecer na biblioteca do darktable, o próprio arquivo de imagem também será excluído. Você pode controlar se esta ação exclui irrevogavelmente os arquivos ou tenta colocá-los na lixeira do sistema com um item de configuração em preferências > segurança. Um segundo item de configuração na mesma aba permite que você controle se deve ou não ser avisado antes de excluir imagens.
mover…
Move as imagens selecionadas (os arquivos de imagem mais todos os arquivos auxiliares XMP associados) para outra pasta no sistema de arquivos. Se uma imagem com o nome de arquivo fornecido já existir na pasta de destino, a imagem de origem não será movida.
copiar…
Copia as imagens selecionadas (o arquivo de imagem mais todos os arquivos secundários XMP associados) para outra pasta no sistema de arquivos. Se uma imagem com o nome de arquivo fornecido já existir na pasta de destino, ela não será sobrescrita – em vez disso, uma nova duplicata será gerada com a mesma pilha de histórico da imagem de origem.
criar HDR
Cria uma imagem de alto alcance dinâmico (HDR) a partir das imagens selecionadas e adiciona o resultado à biblioteca como uma nova imagem no formato DNG. As imagens precisam ser alinhadas corretamente, o que significa que devem ser tiradas em um tripé resistente. Você também pode gerar HDRs com programas como o Luminance HDR e, posteriormente, importá-las para o darktable a fim de processá-las posteriormente. Observe que o darktable só pode criar imagens HDR a partir de arquivos RAW.
duplicar
Cria duplicatas das imagens selecionadas no darktable. Imagens duplicadas compartilham o mesmo arquivo de imagem, mas cada duplicata tem seu próprio arquivo auxiliar XMP e uma entrada separada na base de dados da biblioteca do darktable. Isso permite que você teste diferentes edições na mesma imagem.
rotação
Executa uma rotação no sentido horário ou anti-horário nas imagens selecionadas. Um terceiro botão pode ser usado para redefinir a rotação da imagem para o valor armazenado nos dados Exif da imagem. Este recurso está diretamente vinculado ao módulo de processamento orientação – os ajustes feitos aqui são automaticamente convertidos em um item da pilha de histórico para esse módulo.
copiar localmente
Cria cópias locais das imagens selecionadas na unidade local. Essas cópias serão usadas quando as imagens originais não estiverem acessíveis (consulte cópias locais).
atualizar cópia local
Sincroniza o arquivo auxiliar XMP da cópia local de cada imagem selecionada com a cópia no armazenamento externo e remove as cópias locais. Observe que se uma cópia local foi modificada e o armazenamento externo não está acessível, a cópia local não será excluída (consulte cópias locais).
agrupar
Cria um novo grupo a partir das imagens selecionadas (consulte agrupamento de imagens).
desagrupar
Remove as imagens selecionadas de seu grupo (consulte agrupamento de imagens).

🔗aba de metadados

caixas de seleção de tipo de metadados
Escolha os tipos de metadados (classificações, etiquetas, metadados, cores, geoetiquetas) que você deseja operar.
copiar
Copia os tipos de metadados escolhidos da imagem selecionada para a área de transferência. Se você tiver mais de uma imagem selecionada ou nenhuma imagem selecionada, este botão estará indisponível.
colar
Cola quaisquer metadados da área de transferência nas imagens selecionadas.
limpar
Limpa os tipos de metadados escolhidos das imagens selecionadas.
modo
Ao colar metadados em imagens, esta opção controla se os metadados da área de transferência devem ser mesclados com os metadados existentes (mesclar) ou substituídos inteiramente (sobrescrever).
atualizar exif
Atualiza os dados Exif do arquivo de origem. Aviso: isso pode substituir algumas etiquetas e metadados que você alterou no darktable (como avaliações com estrelas).
monocromático
Sinaliza a imagem como monocromática, o que significa que ela receberá qualquer tratamento de fluxo de trabalho específico para monocromático oferecido pelos módulos de processamento. Consulte a seção processando imagens monocromáticas para obter mais detalhes.
cor
Remove o sinalizador monocromático da imagem para que ela receba o tratamento de fluxo de trabalho padrão normalmente usado ao revelar fotos coloridas.

translations