geral

Controla o aspecto geral e o comportamento do darktable.

idioma da interface
Define o idioma da interface do usuário. O padrão do sistema é marcado com um *. (precisa reiniciar)
tema
Define o tema para a interface do usuário. Acima de qualquer consideração estética, a cor de interface recomendada para melhor avaliação de cores é o cinza médio. A percepção visual é afetada pelo brilho do ambiente e uma interface do usuário com pouco brilho pode provocar todo o tipo de ilusões. Usar uma interface escura para retocar fotos pode levar a excessos (abuso de contraste e saturação) e a uma fotografia muito escura ao imprimir. Assim, é altamente recomendável usar um dos temas “cinzas” para retocar seu trabalho, já que estão desenhados para que a interface do usuário se aproxime do cinza médio (padrão do “darktable”).
priorizar desempenho sobre qualidade
Ative esta opção para renderizar miniaturas e pré-visualizações em qualidades mais baixas. Isto aumenta a velocidade de renderização em até 4 vezes, sendo útil ao trabalhar em computadores mais lentos (desligado por padrão). Isto também melhora o desempenho de renderização de imagens na apresentação.
usar o tamanho de fonte do sistema
Selecione esta opção para usar o tamanho de fonte definido pelo seu sistema. Se desativado, você pode inserir um tamanho de fonte personalizado na caixa abaixo (ativado por padrão).
tamanho da fonte em pontos
Se a opção “usar o tamanho de fonte do sistema” estiver desligada, insira um tamanho de fonte (em pontos) para o darktable usar. O tamanho da fonte mudará imediatamente.
controle da interface gráfica e resolução (DPI) do texto
Ajusta a resolução global da interface gráfica para reescalonar controles, botões, rótulos etc. Aumente para uma interface ampliada, diminua para o conteúdo caber melhor na janela. Defina para -1 para usar a resolução global definida pelo sistema. O parão é 96 DPI na maioria dos sistemas. (precisa reiniciar)

🔗Modificações do Tema com CSS

Além de selecionar os temas oferecidos por padrão, você pode também aplicar customizações adicionais em CSS para modificar a aparência do darktable. Uma caixa de texto é fornecida para esta finalidade.

Quando tiver terminado de inserir seus ajustes de CSS, clique no botão ‘salvar CSS e aplicar’. Isto salvará seu CSS para um arquivo ($HOME/.config/darktable/user.css) e o aplicará imediatamente na sessão atual do darktable.

Se suas modificações causarem algum problema, você pode desmarcar a opção “modificar o tema selecionado com os ajustes CSS abaixo”. Isto irá restaurar imediatamente o tema base mas deixará seus ajustes no editor de modo que você possa modificá-los e tentar novamente. Basta pressionar “salvar CSS e aplicar” novamente quando você estiver pronto para testar. Isto irá automaticamente ativar a opção “modificar o tema selecionado com os ajustes CSS abaixo” e aplicar o novo CSS.

Se você tiver qualquer problema com o darktable, tente novamente com esta opção desativada para assegurar-se de que o problema não foi causado por alguma de suas alterações.

Se você deseja compreender como os temas do darktable são construídos, sugerimos dar uma olhada no arquivo $DARKTABLE/share/darktable/themes/darktable.css para obter mais informações (onde$DARKTABLE é a pasta de instalação do darktable). Você pode também usar a ferramenta “Gtk Inspector” para analisar o tema existente.

translations