desfoques

Simule desfocagens fisicamente precisas no espaço RGB relativo à cena.

🔗tipos de desfoque

Três tipos de desfoque são fornecidos:

  1. desfoque da lente: Simula um diafragma de lente com um número configurável de lâminas e curvatura de lâmina para criar bokeh sintético.

  2. desfoque de movimento: Simula o efeito do movimento da câmera com um caminho configurável.

  3. desfoque gaussiano: Este não é realmente um desfoque ótico, mas pode ser usado para diminuir ruído ou para efeitos criativos usando modos de mesclagem

Um diagrama na parte superior do módulo mostra a forma do operador de desfoque (conhecido como função de dispersão de ponto). O módulo transformará cada ponto luminoso da cena em um borrão com a forma do operador de desfoque exibido, com o tamanho do borrão definido pelo raio do desfoque.

🔗controles do módulo

🔗geral

raio de desfoque
O tamanho da propagação do desfoque.
tipo de desfoque
Selecione entre as diferentes variantes de desfoque (acima).

🔗controles específicos para desfoque de lente

lâminas do diafragma
O número de lâminas que o diafragma é composto. As lentes mais antigas usavam normalmente 5 ou 7 lâminas, as lentes mais novas geralmente usam 9 ou 11 lâminas. Em qualquer caso, lentes reais têm um número ímpar de lâminas e qualquer número maior que 11 lâminas chega muito perto de produzir um disco perfeito. Se você degenerar as configurações do diafragma com a concavidade para criar uma estrela ou um asterisco, este controle definirá quantos ramos ele possui.
concavidade
  • uma concavidade maior que 1 mas menor que número de lâminas - 1 transforma a forma em estrela.
  • uma concavidade maior que número de lâminas - 1, mas menor que número de lâminas transforma a forma em um asterisco, ao diminuir a linearidade abaixo de 1.
  • uma concavidade maior ou igual a número de lâminas degenera a forma em um “padrão de explosão”.
linearidade
  • uma linearidade de 0 cria um disco, não importa o número de lâminas ou a concavidade.
  • uma linearidade de 1 torna todos os limites externos da forma retos.
  • uma linearidade entre 0 e 1 torna os limites externos da forma mais ou menos curvos.
rotação
Permite que a forma seja girada em relação ao seu centro – útil principalmente com um pequeno número de lâminas, quando uma orientação particular é necessária.

🔗controles específicos para desfoque de movimento

direção
A orientação do caminho do movimento em graus angulares. 0° é o movimento horizontal.
curvatura
A curvatura do movimento. Zero produz uma linha reta, um valor negativo produz uma curvatura côncava, um valor positivo produz uma curvatura convexa.
deslocamento
Desloca-se ao longo do caminho de movimento seguindo sua curva. Isso é útil para selecionar uma parte do caminho curvo que é simétrico, que produz uma forma de vírgula (exemplo 1: direção = -45 °, curvatura = +2, deslocamento = +0,5; exemplo 2: direção = -45 °, curvatura = +1, deslocamento = +1).

🔗ressalvas

Este módulo é implementado usando uma convolução “ingênua”, que é um algoritmo lento. Abordagens mais rápidas estão disponíveis (usando FFT), mas ainda não implementadas. A implementação da GPU, por meio do OpenCL, deve ocultar um pouco esse problema. Em qualquer caso, o tempo de execução do módulo aumentará com o quadrado do raio de desfoque.

O processo de desfoque não leva em consideração a profundidade da cena e a profundidade de campo, mas desfoca a imagem inteira como um objeto plano. Portanto, não é adequado para criar profundidade de campo falsa. Usar o mascaramento geral da darktable funcionará apenas parcialmente para isolar o primeiro plano de uma imagem, uma vez que ainda estará desfocado no fundo.

🔗dicas e truques

Todas as imagens são geralmente (mesmo um pouquinho) barulhentas. Se você desfocar apenas uma parte da imagem, a região desfocada parecerá suspeitamente limpa em comparação com o resto da imagem. Portanto, é uma boa ideia adicionar um pouco de ruído na parte superior da parte desfocada para misturá-la com o resto, usando os módulos grão ou censorizar.

translations