lut 3D

Transforma os valores RGB com um arquivo LUT 3D.

Uma LUT 3D é uma tabela tridimensional que é usada para transformar um valor RGB fornecido em outro valor RGB. Normalmente é usada para simulação de películas e gradação de cor.

Este módulo aceita arquivos .cube,.3dl, .png (haldclut) e.gmz. Os dados LUT 3D sem compressão não são salvos na base de dados ou arquivo XMP, sendo somente salvo o caminho do arquivo LUT 3D dentro da pasta raiz do LUT 3D. Portanto, é importante fazer uma cópia de segurança de sua pasta LUT 3D corretamente – compartilhar uma imagem com seu XMP não tem sentido se o destinatário não possuir o mesmo arquivo LUT 3D em sua própria pasta LUT 3D.

O formato comprimido .gmz só está disponível quando o GMIC está instalado. Este formato pode conter uma biblioteca completa de LUT, e os dados de LUT carregados deste tipo de arquivo podem ser salvos na base de dados e arquivos XMP.


Nota: o módulo recorta todos os valores fora do alcance [0,1]. Você pode ter que reduzir o alcance de entrada antes de aplicá-lo.


🔗uso

LUTs são mais comumente usados no darktable para gradação de cores ou simulação de aparência de filme. Por este motivo, por padrão, o módulo é colocado após o módulo rgb fílmico no pixelpipe e deve ser aplicado a uma imagem neutra (sem antes aplicar um aspecto específico). Embora você possa encontrar centenas de LUTs gratuitos na Internet, deve observar que nem todos são compatíveis com o ambiente e o fluxo de trabalho do darktable - LUTs incompatíveis não produzirão a aparência prometida. Para limitar o risco, uma gradação de cores LUT deve ser criada para funcionar com um dos “espaços de cor do aplicativo” disponíveis (veja abaixo), tanto para a entrada quanto para a saída do módulo.

LUTs de registro de câmera (como F-log ou S-Log3) são diferentes de LUTs de gradação de cor e simulação de aparência de filme e destinam-se a converter os dados raw de registro de câmera em algo (dados raw lineares ou outro espaço de cor) que o darktable seja capaz de entender. Neste caso, o módulo lut 3D deve ser colocado manualmente entre os módulos interpolação cromática e perfil de cor de entrada. Depois de fazer isso, você não pode mais escolher um “espaço de cor do aplicativo”. O “perfil de entrada” do módulo de perfil de cor de entrada deve ser alinhado com a saída do LUT. Por favor, note que este caso de uso ainda não foi testado.

🔗controles do módulo

seleção de arquivos
Selecione o arquivo LUT 3D a ser usado. A seleção de arquivos está inativa se a pasta raiz do LUT 3D não tiver sido definida em preferências > processamento.
espaço de cor da aplicação
Uma LUT 3D é definida em relação a um espaço de cor específico. Selecione o espaço de cor para o qual o arquivo LUT 3D foi criado. Arquivos de cubo são normalmente relacionados ao REC.709, enquanto a maioria dos demais estão relacionados com o sRGB.
interpolação
Isto define como calcular as cores de saída quando as cores de entrada não estão exatamente em um nó do cubo RGB descrito pela LUT 3D. Existem três métodos disponíveis: tetraédrico (padrão), trilinear e piramidal. Normalmente, você não verá nenhuma diferença entre os métodos de interpolação, exceto com uma LUT de menor tamanho.

translations