ajustes básicos (obsoleto)


Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.6 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use o módulo painel de acesso rápido.


Um conveniente módulo que combina controles de exposição, reconstrução de realce, balanço de cor e vivacidade em um só local.

Apesar deste módulo propiciar uma maneira rápida e conveniente de realizar ajustes simples em uma imagem, ele deve ser usado com cuidado. Normalmente, ajustes de exposição devem vir antes do perfil de cor de entrada na pixelpipe, e os ajustes de cor devem ocorrer depois. Uma vez que o módulo de ajustes básicos combina todas estas funções em uma só operação na pixelpipe, é possível que não funcione bem com outros módulos. Portanto, se planeja usar os ajustes básicos com outros módulos, considere usar os módulos exposição + curva base / curva de tons / rgb fílmico + balanço de cor para que estas operações ocorram nos locais corretos na pixelpipe.

🔗controles do módulo

correção do nível de preto
Equivalente à correção do nível de preto no módulo exposição, este controle define o limite no qual os valores de cinza escuro são recortados para preto puro. Reduzir este valor pode devolver algumas cores escuras ao gama. Aumentar pode aumentar o contraste e destacar o assunto da imagem, mas pode empurrar as cores escuras para fora do gama, e os dados recortados não poderão ser recuperados mais à frente na pixelpipe. Para controlar o contraste nas sombras, é melhor usar outros módulos como curva de tons ou níveis, que mitigam estes impactos negativos mais adiante na pipeline.
exposição
Ajusta a compensação de exposição. Adicionar 1 EV de compensação de exposição é equivalente a dobrar o tempo de exposição na câmera, abrindo a abertura em 1 parada ou duplicando o ISO.

Correções de exposição positivas farão com que a imagem fique mais brilhante. Como efeito secundário, aumenta o nível de ruído. Dependendo do nível de ruído básico de sua câmera e o valor ISO de sua imagem, as compensações de exposição positivas com até 1 ou 2 EV deveriam fornecer resultados razoáveis.

As correções de exposição negativas escurecem a imagem. Dada a natureza das imagens digitais, isto não pode corrigir realces (altas luzes) completamente superexpostos (estouradas), mas permite que você reconstrua dados se somente alguns dos canais RGB foram recortados (consulte o módulo reconstrução de realce para obter informações sobre como lidar com pixels recortados).

compressão de realce
Comprime os realces (altas luzes) da imagem de modo a recuperar detalhes.
contraste
Equivalente ao controle de contraste no módulo balanço de cor, isto é usado para aumentar a separação dos valores de luminância ao redor do pivô (fulcrum), fazendo com que a curva de tons seja mais pronunciada. O controle de cinza médio estabelece o pivô (fulcrum) para o contraste, e os pixels cuja luminância coincida com este ponto de cinza médio não serão afetados. Pixels mais brilhantes que o ponto de cinza médio se tornarão ainda mais brilhantes, e os pixels mais escuros que o ponto de cinza médio se tornarão ainda mais escuros.
preservar cores
Se uma curva de tons não linear é aplicada a cada canal RGB individualmente, então a quantidade de ajuste de tom aplicado a cada canal de cor pode ser diferente, e isto pode causar alterações de matiz. Portanto, o menu preservar cores proporciona diferentes métodos para calcular o “nível de luminância” de um pixel. A quantidade de ajuste de tom é calculada baseada no valor da luminância, e então este mesmo ajuste é aplicado a todos os três canais RGB. Diferentes estimativas de luminância podem afetar o contraste em diferentes partes da imagem, dependendo de características específicas da imagem. O usuário pode, portanto, selecionar um método estimativo específico que fornece os melhores resultados para a imagem considerada.
cinza médio
Estabelece o pivô (fulcrum) para o controle de contraste. Isto é equivalente ao controle pivô (fulcrum) de contraste do módulo balanço de cor. Se o controle de contraste for definido como 0, este controle não terá nenhum efeito.
brilho
Equivalente a aumentar o controle fator na seção gama no módulo balanço de cor. Mover o controle para a direita aumentará o brilho da imagem, com ênfase nos meios-tons.
saturação
Equivalente ao controle de saturação de saída do módulo balanço de cor, este controle afeta a saturação ou o brilho e intensidade das cores. Mover o controle para a direita aumentará a quantidade de cor na imagem; mover para a esquerda reduzirá a quantidade de cor na imagem.
vivacidade
Acentua as cores da imagem sem adicionar cores não naturais, como ocorre frequentemente ao usar o controle de saturação. Isto funciona reduzindo a luminosidade dos pixels saturados para fazer com que as cores fiquem mais vívidas. Você também pode obter alguns efeitos interessantes combinando-o com o controle de saturação para atingir áreas mais ou menos saturadas da imagem.
auto
Ajusta automaticamente a exposição, levando em conta toda a imagem, ou use o seletor de cor para selecionar uma área retangular da imagem – a exposição será automaticamente ajustada baseada na região selecionada. Isto permite que você priorize quais partes da imagem devem ficar bem expostas.
recortar
Isto afeta o número de pixels que serão recortados para preto ou branco durante o cálculo para exposição automática. Mover este controle para a direita permitirá que mais pixels sejam recortados e aumentará o contraste; mover para a esquerda comprimirá mais a imagem e reduzirá o contraste.

translations