sala escura

Controla as funcionalidades da vista da sala escura e módulos associados.

🔗geral

controle de pressão da caneta para máscaras de pincel
Controla como a leitura da pressão de uma mesa digitalizadora afeta as pinceladas de uma máscara desenhada gerada. Você pode controlar a largura, a dureza e a opacidade do pincel. O controle “absoluto” significa que a leitura da pressão define diretamente o atributo com um valor entre 0% e 100%. O controle “relativo” significa que a leitura da pressão ajusta o atributo entre zero e um valor predefinido (“desligado” por padrão).
suavização dos traços do pincel
Estabelece o nível de suavização das pinceladas da máscara desenhada. Uma suavização mais forte leva a menos nós e uma edição mais fácil às custas de uma precisão menor.
rolar para baixo para aumentar os parâmetros da máscara
Por padrão, rolar o mouse para cima aumenta o valor dos parâmetros de forma relevantes em máscaras desenhadas. Configure esta preferência para reverter o comportamento (padrão desativado).
padrão para a linha de informações da imagem
Configura as informações que serão exibidas na linha de informações da imagem. Você pode usar qualquer uma das variáveis da seção variáveis bem como ‘$(NL)`para inserir uma nova linha.
posição da linha de informações da imagem
Selecione em que painel da sala escura a linha de informações da imagem será exibida. Escolha entre “acima, à esquerda”, “acima, à direita”, “acima, no centro”, “inferior” e “oculto” (“inferior” por padrão).
borda ao redor da imagem no modo sala escura
Exibe a imagem central no modo de sala escura com uma borda ao redor com o número de pixels indicado (10 por padrão).
mostrar barras de rolagem para visualização central
Seleciona se as barras de rolagem serão exibidas na visualização central da sala escura (desligado por padrão).
interpolação cromática para zoom na sala escura
Selecione como exibir as imagens na sala escura quando não estiverem na escala 1:1. Nota: esta configuração somente é usada para o trabalho da interface e não afeta as imagens exportadas.
  • sempre bilinear (rápido) é mais rápido, mas não tão nítido.
  • no máximo RCD (razoável) usa os modos de interpolação RCD+. Os sensores X-Trans usarão VNG como configuração intermediária.
(“no máximo RCD (razoável)” por padrão).
reduzir resolução da imagem de pré-visualização
Reduz a resolução da imagem da pré-visualização de navegação (selecione entre “original”, “para 1/2”, “para 1/3” ou “para 1/4” do tamanho). Isto pode aumentar a velocidade de renderização mas também pode dificultar a precisão na seleção de cores e mascaramento (“original” por padrão).
mostrar tela de carregamento entre imagens
Mostra uma tela de carregamento cinza ao navegar entre imagens na sala escura. Desligue esta opção para mostrar uma simples mensagem flutuante e deixar a imagem anterior no local até que a próxima imagem seja carregada. Notar que desligar esta opção pode ser muito útil para comparar rapidamente duas imagens duplicadas. No entanto, pode haver problemas com tempos longos de carregamento (levando você a pensar que a próxima imagem já tenha sido carregada) e você pode observar artefatos visuais enquanto a próxima imagem estiver carregando (ligado por padrão).

🔗módulos

mostrar canais individuais de cor
Controla como as cores individuais dos canais são exibidas quando ativada a funcionalidade de máscaras paramétricas. Você pode selecionar entre “falsa cor” e “tons de cinza” (“falso cor” por padrão).
ocultar predefinições nativas para módulos de processamento
Se ativo, somente predefinições do usuário serão exibidas no menu de predefinições para os módulos de processamento – predefinições ativas serão ocultas (desligado por padrão).
expandir um único módulo de processamento de cada vez
Controla como os módulos de processamento são expandidos na sala escura. Se ativado, expandir um módulo com um clique recolhe qualquer módulo atualmente expandido. Se você deseja expandir um módulo sem recolher os outros, você pode fazer isso com o Shift+clique. Desativar esta opção inverte o comportamento do clique e Shift+clique (ativado por padrão).
somente recolher módulos no grupo atual
Ao expandir um módulo simples (usando a lógica definida na configuração anterior), somente recolhe os outros módulos que aparecem na grupo atualmente visível. Desativar essa opção garante que os módulos em grupos não visíveis são também recolhidos (ativado por padrão).
expandir o módulo quando estiver ativado e recolhê-lo quando estiver desativado
Selecione esta opção para que a sala escura expanda ou recolha automaticamente os módulos de processamento quando estiverem ativados ou desativados (desligado por padrão).
deslizar para módulos de processamento quando expandido/recolhido
Com esta opção ativa, os módulos de processamento são deslizados até a parte superior do painel da direita quando são expandidos ou recolhidos (ligado por padrão).
cores do controle deslizante de balanço de branco
Controla a aparência dos controles deslizantes de temperatura/tonalidade do módulo balanço de branco.
  • sem cor: o fundo dos controles não possuem nenhuma cor.
  • cor do iluminante: as cores do controle representam a cor da fonte de luz, isto é, a cor que você está ajustando para obter um branco neutro.
  • emulação do efeito: as cores do controle representam o efeito que o ajuste terá na cena. Isto é como a maioria dos processadores de RAW mostram os controles de temperatura/tonalidade de cor.
(sem cor por padrão)
disposição do bloco de controle do balanço de cor
Controla a aparência das seções de sombras/meios-tons/tons claros no módulo balanço de cor.
  • lista: todos os controles deslizantes são mostrados em uma longa lista (com cabeçalhos)
  • abas: usa abas para alternar entre os blocos de controles deslizantes
  • colunas: os blocos de controles deslizantes são exibidos um ao lado do outro (em colunas estreitas)
(lista por padrão)
mostrar botões do lado direito nos cabeçalhos de módulos de processamento
Seleciona se deseja exibir os quatro botões (indicador de máscara, menu de múltiplas instâncias, redefinir parâmetros, menu de predefinições) à direita do cabeçalho do módulo para processamento dos módulos. Estes botões sempre aparecem quando o mouse está sobre o módulo. Em outras ocasiões, são exibidos ou ocultados de acordo com o selecionado nesta caixa combinada:
  • sempre: mostrar sempre todos os botões
  • ativo: mostrar somente os botões quando o mouse estiver sobre o módulo
  • atenuar: os botões ficam atenuados quando o mouse não estiver sobre o módulo
  • automático: oculta os botões quando o painel fica estreito
  • esmaecer: esmaece todos os botões quando o painel fica estreito
  • ajustar: oculta todos os botões se o nome do módulo não couber no cabeçalho
  • suavizar: desaparece gradualmente todos os botões em um cabeçalho simultaneamente
  • deslizar: oculta gradualmente os botões individuais conforme necessário
(sempre por padrão)
mostrar indicador de máscara nos cabeçalhos do módulo
Se ativado, será exibido um ícone nos cabeçalhos de qualquer módulo de processamento que tenha uma máscara aplicada (ativado por padrão).
solicitar por nome ao adicionar uma nova instância
Se ativado, ao criar uma nova instância de um módulo de processamento, uma caixa será exibida imediatamente permitindo que você defina um nome para a nova instância (desativado por padrão).

translations