importar & revisar

Antes de fazer qualquer coisa no darktable você precisa primeiro adicionar algumas imagens à biblioteca usado o módulo importar na vista da mesa de luz. Isto criará entradas para as imagens importadas na base de dados da biblioteca do darktable para que ele possa acompanhar as mudanças que você fizer. Existem três maneiras para importar imagens, cada uma delas acessível por meio de botões no módulo de importação:

adicionar à biblioteca
Esta opção adiciona imagens à biblioteca sem copiá-las ou movê-las – seus arquivos originais permanecerão em suas localizações atuais e não serão alterados. Ao importar, o darktable lerá os metadados da imagem e qualquer arquivo auxiliar XMP que a acompanhe. Se uma imagem já tiver sido adicionada à base de dados, qualquer atualização feita no arquivo auxiliar será carregada.
copiar & importar
Copia as imagens para a localização de armazenamento (seguindo o padrão de nomenclatura de arquivos definido em preferências > importar), e então adiciona as imagens copiadas à biblioteca – as imagens originais não serão modificadas ou movidas.
copiar & importar da câmera
Conecte a câmera ao seu computador com um cabo USB (se sua câmera for montada automaticamente pelo seu sistema, você precisará desmontá-la antes que ela possa ser acessada pelo darktable). Se você não ver sua câmera listada no módulo de importação, pressione o botão “buscar por dispositivos”. Uma vez que sua câmera seja detectada, o módulo de importação oferece a possibilidade para copiar & importar as imagens da câmera. Clicar no botão “copiar & importar” copia fisicamente as imagens selecionadas da câmera para a pasta especificada (seguindo o padrão de nomeação definido em preferências > importar) e então adiciona as imagens copiadas à biblioteca.

Uma vez que as imagens tenham sido importadas, suas miniaturas são exibidas na vista da mesa de luz, aonde você pode organizar e catalogar suas imagens importadas – consulte a seção gerenciamento de ativos digitais para obter mais informações.

O uso principal da vista da mesa de luz é revisar suas imagens e decidir quais deseja editar e quais descartar. O descrito a seguir é um possível processo de seleção para escolher quais imagens editar/excluir:

  1. Configure a vista da mesa de luz para exibir apenas imagens com uma classificação de exatamente 1 estrela usando a configuração visualizar no painel superior. Como o darktable atribui uma classificação de 1 estrela por padrão às imagens recém-importadas, isso mostrará todas as imagens que você acabou de importar. Você pode usar o módulo coleções para refinar ainda mais sua seleção, se necessário.
  2. Faça uma rápida triagem de primeiro nível de suas imagens: se alguma imagem estiver totalmente fora de foco ou seja indesejada, rejeite-a ou dê-lhe uma classificação de 0 estrelas (pressionando as teclas “R” ou “0”, respectivamente, enquanto passa o mouse sobre a imagem). Se quiser que uma imagem passe para a próxima fase de revisão, pressione 2 para dar a ela uma avaliação de 2 estrelas. Todas as imagens que não tiverem mais uma avaliação de 1 estrela desaparecerão automaticamente de vista. Continue dessa maneira até que não haja mais imagens visíveis na vista da mesa de luz.
  3. Altere a visualização da mesa de luz para mostrar apenas imagens com 2 estrelas. Analise essas imagens com mais cuidado e decida se deseja promovê-las a uma classificação de 3 estrelas ou reduzi-las a uma classificação inferior. Novamente, prossiga até que não haja mais imagens na vista da mesa de luz.
  4. Altere a vista da mesa de luz para mostrar apenas imagens com 3 estrelas. Realize edições e experimentos rápidos nessas imagens na vista da sala escura para decidir se merecem um esforço adicional. Se você estiver satisfeito com os resultados dessas edições, promova essa imagem para uma avaliação de 4 estrelas para a edição final.
  5. Percorra suas imagens de 4 estrelas, execute as edições finais nelas e, em seguida, exporte para ver o resultado final. Aumente a classificação uma última vez para 5 estrelas para indicar que o processamento foi concluído.

Se o espaço for escasso, você pode considerar a exclusão permanente de suas imagens rejeitadas ou de 0 estrelas. Selecione essas imagens na vista da mesa de luz e use a opção ‘remover (lixeira)/remover’ no módulo imagens selecionadas. Você só deve fazer isso para imagens que tem certeza de que nunca mais precisará.

translations