geoetiquetas

Importa e aplica dados de rastreamento GPX a uma seleção de imagens.

Este módulo é comum à mesa de luz e ao mapa. A vista do mapa oferece um modo aprimorado que permite que você visualize a posição das imagens ao longo das trilhas de GPS enquanto ajusta data, hora e o fuso horário das imagens.

🔗visão geral do fluxo de trabalho

Um receptor GPS calcula sua posição com base nas informações que recebe dos satélites e a registra em um arquivo GPX junto com a data e a hora atuais. Os dados Exif das imagens também contêm um carimbo de hora definido pelas configurações da câmera. O módulo geoetiquetas obtém o carimbo de data/hora da imagem, procura a posição no arquivo GPX naquele momento e armazena as coordenadas apropriadas (latitude/longitude/elevação) em sua base de dados e no arquivo auxiliar XMP da imagem.

Dois problemas podem ocorrer durante este processo:

  • Ao contrário dos dispositivos GPS, a maioria das câmeras não registra o tempo com precisão.
  • A hora armazenada nos dados Exif não inclui o fuso horário. A maioria das pessoas define sua câmera para a hora local, enquanto os dispositivos GPS armazenam a hora no fuso horário UTC (Universal Time, Coordinated, ou seja, no fuso horário de Greenwich (Londres)). Se os fusos horários da câmera e do arquivo GPX forem diferentes, o local relacionado estará errado.

Se sua imagem já mostra a data e a hora corretas e carrega o carimbo de hora UTC, você pode aplicar o arquivo de rastreamento GPX diretamente sem ajustes adicionais.

Caso contrário, siga o seguinte processo para correlacionar o tempo das imagens e os arquivos de rastreamento GPS:

  1. Ajuste a configuração de hora da câmera para uma única imagem inserindo manualmente a data e a hora corretas para aquela imagem no campo data/hora. Uma boa maneira de fazer isso com precisão é tirar uma fotografia de uma fonte de tempo confiável. Pode ser qualquer relógio preciso ou, melhor ainda, a hora exibida no seu dispositivo GPS (lembrando que os dispositivos GPS normalmente mostram a hora local, embora armazenem a hora universal). A diferença (deslocamento) entre a hora inserida e a hora armazenada nos dados Exif da imagem será mostrada no campo deslocamento de data/hora.

  2. Pressione o botão bloqueio para bloquear o deslocamento calculado no módulo.

  3. Selecione todas as imagens que deseja ajustar e clique em aplicar deslocamento para aplicar o deslocamento calculado a essas imagens.

  4. Se o fuso horário da câmera não for o UTC, defina o fuso horário no campo fuso horário da câmera.

Com a configuração de tempo corrigida, agora você pode aplicar dados de rastreamento GPX usando o botão aplicar arquivo de trilha GPX.

🔗controles do módulo (comum)

data/hora
Este campo é inicializado com a data/hora lida da primeira imagem selecionada (formato aaaa:mm:dd hh:mm:ss) e pode ser modificado para corrigir a data/hora para aquela imagem. Os campos individuais de data/hora podem ser alterados ao girar a roda do mouse sobre eles. Se algum campo atingir seu limite, os campos vizinhos serão atualizados automaticamente. Por exemplo, se você passar de 60 no campo dos minutos, o campo das horas será incrementado automaticamente.
data/hora original
A data/hora original da imagem é mostrada aqui para referência.
deslocamento de data/hora
A diferença calculada entre a data/hora original e aquela digitada no campo data/hora. Se a diferença calculada for maior que 99 dias, 23 horas, 59 minutos e 59 segundos, o deslocamento será invalidado.
botão de bloqueio
Se o botão de bloqueio for ativado, o valor de compensação é congelado. Se você alterar subsequentemente a(s) imagem(ns) selecionada(s), a nova data/hora da imagem é atualizada usando o deslocamento bloqueado. Isso permite que você aplique o mesmo deslocamento a vários grupos de imagens.
botão aplicar deslocamento
Aplica o deslocamento às imagens selecionadas.
botão aplicar data/hora
Às vezes é útil poder definir a data/hora absoluta para uma imagem, por exemplo, onde essa informação está faltando. Este botão permite aplicar a data/hora inserida no campo data/hora às imagens selecionadas, sem considerar o valor anterior. Você pode usar Ctrl+Z para desfazer quaisquer alterações indesejadas.
fuso horário da câmera
Selecione o fuso horário da câmera. Comece a digitar para mostrar uma lista de valores permitidos.
aplicar arquivo de trilha GPX (somente na mesa de luz)
Aplica um arquivo de trilha GPX. Clique no botão correspondente e navegue até o arquivo GPX. Você pode usar Ctrl+Z para desfazer quaisquer alterações indesejadas. Na janela do seletor de arquivos, o botão de visualização lista as trilhas do arquivo GPX selecionado junto com as seguintes informações: nome da trilha, data/hora de início e término (hora local), número de pontos da trilha e número de imagens selecionadas que serão geoetiquetadas.

🔗controles do módulo (vista do mapa)

arquivo gpx
O caminho do arquivo gpx selecionado.
lista de trilhas
Esta tabela mostra a data/hora de início de cada trilha, junto com o número de pontos da trilha e o número de imagens correspondentes. Quando uma caixa de verificação é ativada, a trilha relacionada é exibida no mapa. Uma caixa de verificação no cabeçalho da tabela permite que você selecione ou desmarque todas as trilhas de uma vez. Passe o mouse sobre uma linha para exibir os horários de início e término no horário local (LT) e no UTC.
pré-visualizar imagens
Se marcado, as imagens correspondentes são exibidas no mapa ao longo das trilhas visíveis.
selecionar imagens
Se você não deseja aplicar um deslocamento a todas as imagens selecionadas, mas apenas às imagens correspondentes, use este botão para selecionar as imagens. Se você não quiser perder o deslocamento atual, pode bloqueá-lo antes de alterar a seleção.
contagem
Uma contagem do número de imagens correspondentes e do número de selecionadas é exibida à direita do botão selecionar imagens.
aplicar geolocalização
Este botão é exibido quando o deslocamento é nulo. O botão aplicar geolocalização aplica os dados GPX às imagens correspondentes nas trilhas selecionadas.
aplicar deslocamento e geolocalização
Este botão é exibido quando um deslocamento é inserido. Como um lembrete, o botão aplicar deslocamento aplica o deslocamento a todas as imagens selecionadas. Ao contrário de aplicar deslocamento, o botão aplicar deslocamento e geolocalização aplica o deslocamento e os dados GPX às imagens correspondentes nas trilhas selecionadas.

Pode-se utilizar Ctrl+Z para desfazer quaisquer mudanças indesejadas (duas vezes no caso de aplicar deslocamento e geolocalização).

translations