miscelânea

🔗interface

ordenar predefinições nativas primeiro
Seleciona como o menu de predefinições é ordenado. Se esta opção estiver ativa, as predefinições nativas serão exibidas primeiro. Se estiver desativada, as predefinições do usuário são exibidas primeiro (ativado por padrão).
roda do mouse movimenta o painel lateral por padrão
Quando ativo, a roda do mouse movimenta o painel lateral por padrão e Ctrl+Alt+roda movimenta os campos de entrada de dados. Quando desativado, este comportamento é invertido (desativado por padrão).
sempre mostrar barras de rolagem dos painéis
Define se as barras de rolagem dos painéis devem estar sempre visíveis ou serem ativadas dependendo do conteúdo do painel (ativado por padrão). (precisa reiniciar)
posição do módulo histograma
Seleciona se deseja o módulo histograma no painel da esquerda ou da direita (direita por padrão). (precisa reiniciar)
método usado para obter o perfil do monitor
Esta opção permite que o usuário force que o darktable use um método específico para obter o perfil do monitor atual para o gerenciamento de cor. Na configuração padrão “todos”, o darktable consultará o servidor ‘xatom’ do ‘X’ ou o serviço de sistema ‘colord’. Você pode definir esta opção para “xatom” ou “colord” para forçar um método específico se os dois métodos fornecerem resultados diferentes. Você pode executar o binário darktable-cmstest para examinar seu subsistema de gerenciamento de cor.

🔗etiquetas

omitir hierarquia em listas simples de etiquetas
Ao exportar imagens, quaisquer etiquetas hierárquicas são também adicionadas como uma lista simples de etiquetas não hierárquicas para torná-las visíveis a outros programas. Quando esta opção estiver ativada, o darktable somente incluirá a última parte da hierarquia e irá ignorar o resto. Assim foo|bar|baz adicionará somente baz.
desabilitar auto-completar na entrada de dados
O completamento automático na entrada de dados é útil para quem insere etiquetas usando somente o teclado. Para outros, o completamento pode acabar atrapalhando (desligado por padrão). (precisa reiniciar)

🔗atalhos de teclado com múltiplas instâncias

É possível criar múltiplas instâncias de muitos módulos de processamento. Neste cenário nem sempre é óbvio qual instância deve ser controlada pelas operações de atalho de teclado. As opções a seguir controlam as regras que são aplicadas (em ordem) para decidir em qual instância de módulo os atalhos de teclado devem ser aplicados.

Estas regras também são usadas ao clicar e arrastar no módulo do histograma para mudar a exposição.

preferir instâncias expandidas
Se instâncias do módulo estão expandidas, ignore as instâncias recolhidas (desativado por padrão).
preferir instâncias habilitadas
Depois de aplicar a regra acima, se há instâncias ativas do módulo, ignore as instâncias inativas (desativado por padrão).
preferir instâncias não mascaradas
Depois de aplicar as regras acima, se há instâncias não mascaradas, ignore as mascaradas (desativado por padrão).
ordem de seleção
Depois de aplicar as regras acima, aplique o atalho à primeira ou última instância que sobrar (“última instância” por padrão).

🔗vista do mapa / geolocalização

impressão clara da localização da imagem
Mostra uma representação mais legível da localização geográfica no módulo informações da imagem (ativado por padrão).

🔗vista da apresentação

tempo entre fotos na apresentação
O número de segundos antes de exibir a próxima imagem (5 por padrão) na vista da apresentação.

translations