darktable-cli

O binário darktable-cli inicia a variante de interface de linha de comando do darktable que permite exportar imagens.

Esta variante não exibe nenhuma janela – ela funciona em modo de console puro sem iniciar uma interface gráfica. Este modo é particularmente útil para servidores rodando trabalhos em segundo plano.

O darktable-cli pode ser chamado com os seguintes parâmetros de linha de comando:

darktable-cli [<arquivo ou pasta de entrada>]
	[<arquivo xmp>]
	<arquivo ou pasta de saída>
	[--width <largura máx>]
	[--height <altura máx>]
	[--bpp <bpp>]
	[--hq <0|1|true|false>]
	[--upscale <0|1|true|false>]
	[--style <nome do estilo>]
	[--style-overwrite]
	[--apply-custom-presets <0|1|false|true>]
	[--out-ext <extensão>]
	[--import <arquivo ou pasta>]
	[--icc-type <tipo>]
	[--icc-file <arquivo>]
	[--icc-intent <intenção>]
	[--verbose]
	[--help [opção]]
	[--core <opções do darktable>]

O usuário deve fornece um nome de arquivo de entrada e um nome de arquivo de saída. Todos os outros parâmetros são opcionais.

<arquivo ou pasta de entrada>
O nome do arquivo ou pasta (que contém as imagens) de entrada a ser exportado. Se você deseja processar múltiplas imagens ou múltiplas pastas, use a opção --import em seu lugar.
<arquivo xmp>
O nome opcional do arquivo XMP auxiliar que contém os dados da pilha de histórico que serão aplicados durante a exportação. Se esta opção não for fornecida, o darktable irá procurar por um arquivo XMP que pertença ao(s) arquivo(s) de entrada.
<arquivo ou pasta de saída>
O nome do arquivo de saída ou pasta de destino. O formato do arquivo exportado deriva da extensão do arquivo ou da opção --out-ext. Você também pode usar várias variáveis no nome do arquivo de saída. Por razões óbvias, este parâmetro é obrigatório se você usar o programa em uma pasta contendo múltiplas imagens. Se você especificar uma pasta de destino, é recomendável que você também especifique o formato do arquivo com a opção --out-ext.
--width <largura máxima>
Limita a largura da imagem exportada ao número de pixels especificado.
--height <altura máxima>
Limita a altura da imagem exportada ao número de pixels especificado.
--bpp <bpp>
Define a profundidade de bits da imagem exportada. Os valores permitidos dependem do formato do arquivo de saída.

Nota: Esta opção não está funcional atualmente. Se você precisa definir a profundidade de bits, você deve utilizar uma solução alternativa:

    --core
    --conf plugins/imageio/format/<FORMATO>/bpp=<VALOR>

onde <FORMATO> é o nome do formato de saída selecionado.


--hq <0|1|true|false>
Define se deseja utilizar uma reamostragem de alta qualidade durante a exportação (consulte a referência do módulo exportar para obter mais detalhes). Verdadeiro (true) por padrão.
--upscale <0|1|true|false>
Define se permite a ampliação da imagem durante a exportação. Falso (false) por padrão.
--style <nome do estilo>
Especifica o nome de um estilo a ser aplicado durante a exportação. Se um estilo for especificado, o caminho de configuração do darktable deve também ser especificado (por exemplo, --core --configdir ~/.config/darktable). Por padrão, nenhum estilo é aplicado.
--style-overwrite
O estilo especificado sobrescreve a pilha de histórico ao invés de ser apenas adicionado.
--apply-custom-presets <0|1|false|true>
Define se deseja carregar o data.db que contém as predefinições e estilos. Desativar esta opção permite que você execute múltiplas instâncias do darktable-cli ao custo de ser incapaz de usar a opção --style. Verdadeiro (true) por padrão.
--out-ext <extensão>
Configura a extensão de saída que será utilizada. Se especificada, toma a precedência sobre o <arquivo de saída>. Por padrão, é obtida do <arquivo de saída>. O padrão é jpg se for especificada a <pasta de saída>.
--import <arquivo ou pasta>
Especifica o arquivo de entrada ou pasta, e pode ser usada múltiplas vezes. Esta opção não pode ser combinada com <arquivo de entrada ou pasta>.
--icc-type <tipo>
Especifica o tipo de perfil ICC, que é o mesmo que especificar o “perfil de saída” no módulo perfil de cor de saída. O padrão é “especificado pela imagem”. Use --help icc-type para obter uma lista dos tipos suportados. Veja a referência do módulo perfil de cor de saída para uma descrição mais detalhada das opções disponíveis.
--icc-file <arquivo>
Especifica o nome do arquivo de perfil ICC. O padrão é um nome de arquivo vazio.
--icc-intent <intenção>
Especifica a intenção de renderização. O padrão é “especificado pela imagem”. Use --help icc-intent para obter uma lista das intenções suportadas. Veja intenção de renderização para uma descrição mais detalhada das opções disponíveis.
--verbose
Ativa a saída com informações completas do processo.
--help [opção]
Mostra instruções de uso e sai. Se opção é especificada, adicionalmente mostra o uso da opção dada.
--core <opções do darktable>
Todos os parâmetros de linha de comando após --core são passados para o núcleo do darktable e tratados como parâmetros padrão. Consulte a seção binário do darktable para uma descrição mais detalhada.

translations