indicador de recorte

Realça as áreas da imagem que podem apresentar recorte de luminância ou de gama.

Quando uma imagem é enviada para um dispositivo de exibição, cada pixel é normalmente representado como um conjunto de 3 números, representando a intensidade das cores primárias vermelho, verde e azul no espaço de cor de saída. Como o espaço de cor de saída geralmente está intimamente relacionado ao hardware com limitações físicas, há um valor máximo permitido para os canais [R,G,B], representando a intensidade máxima disponível para esse espaço de cor. Da mesma forma, há também um valor mínimo abaixo do qual os valores de pixel serão mapeados para zero. Quando tentamos converter de um espaço de cor maior para o espaço de cor de saída final, quaisquer valores que excedam esse máximo serão fixados no valor máximo e quaisquer valores abaixo do mínimo serão fixados em zero. Esse processo é chamado de “recorte” e levará à perda de detalhes ou cores “incorretas” para quaisquer pixels com canais recortados.

Clique no ícone aviso de recorte para habilitar a indicação de recorte.

Existem duas maneiras de um pixel ser recortado quando representado no espaço de cor de saída.

  • recorte de luminância: Isso pode ocorrer quando um pixel é muito brilhante para ser representado no espaço de cor de saída. A luminância do pixel é calculada como uma média ponderada dos canais [R,G,B]. Se essa média exceder o valor máximo permitido, é uma indicação de superexposição. A luminância geral de um pixel também pode ser muito escura para ser representada por um valor [R,G,B] no espaço de cor de saída; nesse caso, ele simplesmente será mostrado como preto. Normalmente lidamos com o recorte de luminância ajustando cuidadosamente os mapeamentos de tons e os níveis de exposição.

  • recorte de gama: o espaço de cor de saída define um conjunto de cores primárias que, misturadas em certas proporções, produzem a cor de saída final. No entanto, existem muitas cores que podem ser produzidas pela mistura de uma combinação dessas três cores primárias. As cores altamente saturadas em particular podem ser difíceis de representar, especialmente para pixels que são muito brilhantes ou muito escuros. Se não houver um conjunto de valores positivos [R,G,B] que possa representar uma determinada cor em um determinado nível de brilho, dizemos que a cor está “fora do gama” e precisamos nos contentar com outra cor que possa ser representada por valores permitidos [R, G, B] no espaço de cor. Podemos lidar com o recorte de gama tomando cuidado para não saturar demais as cores nas altas luzes (realces) e sombras e, possivelmente, usando algumas técnicas de gradação/mapeamento de cores.

O módulo “indicador de recorte” é usado para destacar os pixels que não podem ser representados com precisão no espaço de cor de saída, seja devido à luminância ou recorte de gama. Antes do darktable 3.4, o recorte destacava todos os pixels que excediam o valor máximo permitido em qualquer um dos canais [R,G,B] ou que haviam sido completamente reduzidos ao preto. Do darktable 3.4 em diante, o indicador de alerta de recorte possui alguns modos adicionais para ajudá-lo a diferenciar entre luminância e recorte de gama, para que você possa tomar melhores decisões sobre como resolver quaisquer problemas.

Como o indicador de recorte é executado no final da pixelpipe de visualização, ele recebe os dados no espaço de cor da tela e os converte para o espaço de cor do histograma. Se você estiver usando um espaço de cor de tela que não é “bem comportado” (isso é comum para um perfil de dispositivo), as cores que estão fora do gama do perfil de tela serão recortadas ou distorcidas.

O módulo indicador de recorte avisa sobre recortes causados pelo processamento de imagem e as limitações do espaço de cor de saída. Não deve ser confundido com as seguintes ferramentas semelhantes:

  • O indicador de superexposição raw indica onde os pixels no arquivo raw original são recortados devido a limitações físicas no alcance dinâmico do sensor da câmera. Este módulo destaca informações que foram perdidas permanentemente no ponto de captura da imagem e você precisa lidar com isso da melhor maneira possível usando técnicas de recuperação de altas luzes (realces).

  • O módulo verificação de gama também fornece informações sobre o recorte decorrente do processamento da imagem. É baseado na biblioteca littleCMS externa sendo mais ou menos equivalente ao modo gama completa no módulo de alerta de recorte. As desvantagens do módulo de verificação de gama são que ele não permite distinguir entre o recorte causado pela luminância e o mapeamento de gama, além de ser muito mais lento do que o indicador de recorte.

🔗controles do módulo

Clique com o botão direito no ícone de recorte para mostrar as seguintes opções:

modo de visualização de recorte
Escolha o tipo de recorte que deseja destacar:
  • qualquer canal RGB: Fornece uma indicação de recorte de valor alto se qualquer um dos três canais [R,G,B] exceder o valor máximo permitido para o espaço de cor do histograma, ou uma indicação de recorte de valor baixo se os três [R,G,B] canais estão muito escuros e todos são forçados para o preto. Este era o modo padrão antes da versão 3.4 do darktable.
  • luminância apenas: Indica todos os pixels que são cortados porque sua luminância está fora do intervalo definido nos controles deslizantes “limite superior” e “limite inferior”. Se isso acontecer, geralmente significa que o mapeamento de tom ou as configurações de exposição foram mal definidas
  • saturação apenas: Indica onde as cores supersaturadas empurraram um ou mais dos canais [R,G,B] em direção a um valor fora do intervalo permitido do espaço de cores do histograma, mesmo que a luminância geral do pixel possa estar dentro limites aceitáveis. Isso significa que a cor do pixel é impossível de representar no espaço de cores do histograma e pode surgir de mapeamento de gama mal definido ou configurações de saturação,
  • gama completa: Mostra uma combinação das três opções anteriores. Este é o modo padrão do darktable 3.4 em diante e dá a indicação mais completa de pixels potencialmente problemáticos.
esquema de cor
Por padrão, o indicador marca os pixels com vermelho onde o limite superior é excedido (superexposto) e com azul onde o limite inferior é violado (subexposto). Este esquema de cores pode ser alterado para preto & branco ou roxo & verde para os indicadores “superexposto e subexposto”, que podem ser úteis para melhorar a visibilidade de algumas imagens.
limite inferior
Expresso em EV em relação ao ponto branco (que é nominalmente EV = 0). Se todos os canais [R,G,B] ficarem abaixo desse valor, um indicador de subexposição é mostrado avisando que o pixel pode acabar sendo alterado para preto. Use a seguinte referência para definir este limite, dependendo do meio de saída pretendido:
  • sRGB de 8 bits corta pretos a -12,69 EV
  • Adobe RGB de 8 bits corta pretos em - 19,79 EV
  • sRGB de 16 bits corta pretos em -20,69 EV
  • impressões mate arte fina normalmente produzem preto a -5,30 EV
  • impressões em cores brilhantes normalmente produzem preto a -8,00 EV
  • impressões brilhantes em preto e branco normalmente produzem preto a -9,00 EV
limite superior
Quão próximo um pixel deve estar do limite superior antes de ser sinalizado pelo indicador de recorte, expresso como uma porcentagem (padrão 98%). No caso de verificações de gama, isso controla o quão perto a saturação do pixel pode chegar aos limites da gama do espaço de cor antes que seja sinalizada uma indicação de recorte.

translations