visão geral

A vista de mapa permite que você veja onde suas imagens geoetiquetadas foram tiradas, e adiciona informações de localização a imagens que não foram geoetiquetadas.

A vista do mapa exibe um mapa do mundo com as imagens da coleção atual colocadas em sua localização geoetiquetada (se disponível). Isto requer que as imagens sejam etiquetadas com informações de localização. Algumas câmeras mais modernas, incluindo smartphones, já são equipadas com receptores de GPS. Outras câmeras podem necessitar de dispositivo de GPS adicional para fazer isso.

Mesmo que sua câmera não suporte este recurso, existe um método alternativo – o darktable pode corresponder o dia/hora Exif de suas imagens com o de um arquivo de rastreamento GPX criado por um dispositivo de GPS que tenha registrado seus movimentos. Rastreadores GPS podem ser comprados como um dispositivo independente ou você pode instalar um aplicativo de rastreamento de GPS em seu smartphone. O etiquetamento de localização com dados de rastreamento de GPS pode ser feito com o módulo geoetiquetas, nas vistas da mesa de luz e do mapa.

🔗vista central do mapa

No centro da vista do mapa você verá um mapa do mundo.

Os dados dos mapas são obtidos de fontes abertas de mapas na internet. Assim, dados de mapa atualizados só estarão disponíveis se estiver conectado à Internet – o darktable mantém em uma cache de disco os dados de mapa carregados anteriormente.

Você pode navegar no mapa usando seu mouse. Clique-esquerdo e arraste para mover o mapa. Use a roda do mouse para ampliar e reduzir.

Controles na tela estão disponíveis para auxiliá-lo a navegar pelo mapa. Uma área de navegação está localizada no topo esquerdo do mapa – use-a como alternativa para o arrasto do mouse ou rolagem. A escala do mapa é exibida no canto inferior esquerdo. No canto inferior direito, você pode ver as coordenadas geográficas do centro do mapa.

As imagens que já possuem atributos de geolocalização em seus metadados são exibidas como pequenos ícones no mapa. Imagens próximas umas das outras são agrupadas e uma contagem das imagens agrupadas é exibida no canto inferior esquerdo.

Para atribuir coordenadas geográficas a uma imagem, ative o rolo de filme no painel inferior (pressione Ctrl+F). Você pode atribuir uma localização geográfica a uma imagem arrastando-a do rolo de filme e posicionando-a no mapa – o darktable salvará a nova localização (latitude e longitude) como parte dos metadados da imagem. Estes dados serão incluídos nas imagens exportadas.

Para remover os dados de localização de uma imagem, basta arrastá-la do mapa e soltá-la no rolo de filme.

Imagens próximas uma das outras são agrupadas sob um único grupo de imagens. Você pode usar o módulo configurações do mapa para controlar o agrupamento conforme necessário. O número exibido no canto inferior esquerdo da miniatura é o número de imagens dentro do grupo. Um número em branco significa que todas as imagens do grupo estão exatamente na mesma localização, enquanto um número em amarelo significa que elas não estão. Use a roda do mouse ao passar sobre um grupo de imagens para rolar pelas miniaturas de imagens daquele grupo.

Normalmente, imagens na vista do mapa possuem bordas em preto. Se uma imagem estiver selecionada no rolo de filme, então a imagem correspondente no mapa será realçada com uma borda branca.

Clique e arraste para ajustar a localização de uma imagem. Shift+clique para mover um grupo completo de imagens.

Os painéis esquerdo e direito fornecem controles adicionais (veja disposição do mapa).

🔗desfazer/refazer

Todos os movimentos de imagem na vista do mapa são salvos pelo darktable. É possível desfazer e refazer estas mudanças para recuperar um estado anterior. Observe que este recurso de desfazer/refazer é ilimitado enquanto as imagens estiverem sendo movidas, mas ele é reiniciado a cada vez que você deixa a vista do mapa.

Pressione Ctrl+Z para desfazer a última modificação e Ctrl+Y para refazer a última modificação desfeita (se houver alguma).

translations