reconstrução de cor

Recupera informações de cor nos realces (altas luzes) superexpostos.

Devido a natureza dos sensores digitais, os realces superexpostos carecem de informações de cor válidas. Com maior frequência, aparecem em branco neutro ou exibem algum matiz de cor, dependendo de que outros passos de processamento de imagem estão envolvidos. Este módulo pode ser usado para “curar” os realces superexpostos substituindo suas cores por outras que se ajustem melhor. O módulo atua sobre os pixels cuja luminância excede o limite definido pelo usuário. As cores de substituição são obtidas dos pixels vizinhos. Tanto a distância espacial como a distância de luminância (intervalo) são levados em conta para a seleção da cor.

Devido a uma limitação do algoritmo interno, as cores reconstruídas às vezes podem ser exibidas incorretamente se você ampliar a imagem na vista da sala escura. Se isto ocorrer, é possível que se observe um toque de magenta em áreas de realces próximas a bordas de alto contraste, ou áreas de realces sem cor quando usado com o método “reconstrução de cor” do módulo reconstrução de realce . Estes artefatos influenciam somente a exibição da imagem na tela – a saída final permanece inalterada. É recomendável que você ajuste os parâmetros deste módulo somente observando a imagem sem ampliação.

Note que funcionalidade similar também está disponível na aba reconstruir do módulo rgb fílmico.

🔗controles do módulo

limite
O módulo de reconstrução de cor substitui a cor de todos os pixels alvo tendo os valores de luminância acima deste limite. Somente pixels com valores de luminância abaixo do limite são considerados como fonte de pixel válida para a substituição de cores. Configurar este parâmetro muito alto faz com que o módulo não tenha efeito sobre nenhum pixel. Configurar muito baixo minimizará o “grupo” de cores de substituição. Se não houver cores adequadas disponíveis, se conservam as originais. Por isso, este parâmetro apresenta uma característica de “ponto ótimo” com um ajuste ótimo em função de cada imagem.
extensão espacial
A distância espacial que os pixels fonte devem ter dos pixels alvo para que estes possam contribuir com a substituição de cor. Valores maiores faz com que pixels cada vez mais distantes contribuam. Isto aumenta a chance de encontrar uma cor de substituição, mas pode fazer com que a substituição seja menos adequada para a reconstrução.
extensão da faixa
A diferença (em luminância) da faixa que os pixels fonte devem ter dos pixels alvo para que estes possam contribuir para a substituição de cor. Valores altos fazem com que mais pixels possam contribuir, mesmo se suas luminâncias diferirem significativamente dos pixels alvo. Isto novamente aumenta as chances de encontrar uma cor de substituição, mas ao mesmo tempo aumenta o risco de que apareçam cores que não se encaixam.
precedência
Esta caixa combinada define se determinadas cores de substituição possuem precedência sobre outras conforme o que se segue:
  • nenhum (padrão): todos os pixels contribuem por igual
  • cores saturadas: os pixels contribuem de acordo com sua cromaticidade – quanto mais saturada é uma cor, mais ela contribui
  • matiz: Dá prioridade a um matiz específico (ver mais abaixo)
matiz
Este controle deslizante fica visível se você definir a precedência para “matiz”. Isto permite que você selecione um matiz preferencial para substituição de cores. Isto somente tem efeito se o matiz preferencial está de fato presente no espaço selecionado e na distância de faixa dos pixels alvo (veja acima). Um caso típico de uso é reparar realces na pele humana em situações onde cores divergentes estão muito próximas (por exemplos, tecidos ou cabelos com uma luminância próxima à da pele). Definir uma preferência de matiz em tons de pele evita que outras cores se misturem no processo de reconstrução.

translations