avaliação de cores

Avalia as cores e o brilho de sua imagem usando as condições de visualização recomendadas pelo ISO 12646:2008.

Ao processar uma imagem, a maneira como percebemos o brilho, o contraste e a saturação é influenciada pelas condições do ambiente ao redor. Se uma imagem for exibida contra um fundo escuro, como acontece com o tema padrão no darktable, isto pode causar uma série de efeitos adversos em nossa percepção da imagem:

  • O exagero da exposição percebida faz com que a imagem pareça mais brilhante do que realmente é. Isso é bem ilustrado pelo efeito de sombra em tabuleiro de xadrez de Adelson.

  • Uma diminuição na saturação percebida na imagem faz com que as cores pareçam menos ricas do que realmente são (o efeito Hunt).

  • Uma diminuição no contraste percebido na imagem faz com que os tons pareçam mais neutros do que realmente são (efeito Bartleson-Breneman 3).

O resultado é que a imagem final pode ficar muito escura e excessivamente processada em termos de contraste e saturação de cor. Para evitar isso, o padrão “ISO 12646: 2008” faz algumas recomendações sobre as condições em que as cores de uma imagem devem ser avaliadas. O módulo de avaliação de cores na sala escura coloca um quadro ao redor da imagem para ajudar o usuário a avaliar melhor as cores na imagem, seguindo as linhas dessas recomendações.

visão-geral-avaliação-cor

Quando o botão de avaliação de cores bulb-icon for selecionado no painel inferior, a ampliação da imagem será reduzida para que uma borda cinza médio espessa apareça ao redor da imagem para atuar como uma referência com a qual comparar os tons da imagem. Uma borda branca mais fina é colocada imediatamente ao redor da imagem para fornecer aos olhos uma base de comparação ao olhar para as partes da imagem que deveriam ser de um branco brilhante.

Embora o modo de avaliação de cores forneça um cinza médio ao redor da imagem, é recomendável que você também defina a interface do usuário (em preferências > geral) para um dos temas “cinza”. Esses temas são projetados para fornecer uma interface de usuário próxima do cinza médio (na verdade, é ligeiramente mais escuro para permitir um melhor contraste com o texto na interface do usuário). Quando um desses temas é usado junto com o modo de avaliação de cores, isto ajuda a evitar os problemas de percepção acima.

O modo de avaliação de cores também pode ser alternado pressionando Ctrl+B.

translations