perfil de cor de entrada

Define como o darktable interpretará as cores da imagem.

Este módulo obtém o espaço de cor usado pela imagem fonte (por exemplo, câmera ou digitalizador) e converte a codificação dos pixels em um espaço de cor de trabalho padronizado. Isto significa que os módulos subsequentes na pipeline não precisam se preocupar com detalhes do dispositivo de entrada, e podem trabalhar com a conversão de/para um espaço de cor de trabalho comum.

Quando uma imagem é capturada em um arquivo raw, o módulo do perfil de cor de entrada normalmente aplicará uma matriz de cor padrão ou melhorada específica para este modelo de câmera, que será usada para mapear as cores para o perfil de espaço de cor de trabalho. Se as informações de espaço de cor estiverem embutidas na imagem, o módulo perfil de cor de entrada usará esta informação ao mapear as cores para o perfil de espaço de cor de trabalho. O usuário pode também explicitamente especificar um espaço de cor para a imagem de entrada, e pode até mesmo fornecer um perfil de cor ICC customizado especificamente feito para o dispositivo de entrada.

Como parte do mapeamento de espaço de cor de entrada ao espaço do perfil de trabalho, as cores podem ser confinadas a uma determinada gama usando as opções de recorte de gama, que podem ajudar a mitigar alguns (pouco frequentes) artefatos de cor. Isto também é influenciado pela intenção de renderização selecionada.

Note que o perfil de cor final que será usado ao exportar a imagem é controlado pelo módulo perfil de cor de saída.

🔗controles do módulo

perfil de entrada
O perfil ou matriz de cor a aplicar. Várias matrizes são fornecidas junto com uma matriz de cor melhorada para alguns modelos de câmera. As matrizes melhoradas são desenhadas para fornecer uma aparência mais próxima da fornecida pelo fabricante da câmera.

Você pode também fornecer perfis ICC de entrada e colocá-los em $DARKTABLE/share/darktable/color/in ou $HOME/.config/darktable/color/in (onde $DARKTABLE é a pasta de instalação do darktable e $HOME é sua pasta pessoal). Uma fonte comum de perfis ICC é o programa que é fornecido com sua câmera, que frequentemente contém perfis específicos para seu modelo de câmera. Você pode precisar ativar o módulo consertar perfil de entrada para usar seus próprios perfis.

Se sua imagem de entrada for um arquivo de baixo alcance dinâmico como o JPEG, ou um arquivo raw no formato DNG, é possível que ele já contenha um perfil ICC embutido, que será usado por padrão pelo darktable. Você pode restaurar este padrão selecionado “perfil icc embutido”.

perfil de trabalho
O perfil de trabalho usado pelos módulos de processamento do darktable. Cada módulo pode especificar um espaço alternativo em que ele funcionará, e isto ativará uma conversão. Por padrão, o darktable usará “Rec2020 RGB linear”, que é uma boa opção na maioria dos casos.
recorte de gama
Ativa um mecanismo de recorte de cor. Na maioria dos casos, você pode deixar este controle em seu estado “desligado” por padrão. No entanto, se sua imagem tiver algumas características específicas, como fontes de luz azul muito saturadas, o recorte de gama pode ser útil para evitar artefatos de pixel preto. Consulte possíveis artefatos de cor para obter mais informações.

Selecione de uma lista de perfis RGB. As cores de entrada com uma saturação que excede o alcance permitido do perfil selecionado são recortadas automaticamente a um valor máximo. “Rec2020 RGB linear” e “Adobe RGB (compatível)” permitem um gama mais amplo de cores sem recorte, enquanto “sRGB” e “Rec709 RGB linear” produzem um recorte mais apertado. Selecione o perfil que evita artefatos enquanto mantém a dinâmica da cor mais alta.

translations