balanço de branco

Ajusta o balanço de branco da imagem, modificando a temperatura e a tonalidade, definindo um coeficiente para cada canal RGB ou selecionando a partir de uma lista de ajustes de balanço de branco predefinidos.

As configurações padrão para este módulo dependem do balanço de branco da câmera armazenado nos dados Exif da imagem.

O balanço de branco não pretende ser um módulo “criativo” – seu objetivo principal é corrigir tecnicamente o balanço de branco da imagem assegurando que os objetos de cores neutras na cena sejam renderizados com cores neutras na imagem. Para operações criativas com cor, normalmente é melhor usar outros módulos como calibração de cor ou balanço de cor rgb.


Nota: O módulo calibração de cor agora proporciona um método mais moderno e flexível para controlar o balanço de branco. O módulo calibração de cor pode ser ativado por padrão para novas imagens selecionando “moderno” em preferências > processamento > auto-aplicar padrões de adaptação cromática. No entanto, algumas configurações básicas ainda são necessárias (e aplicadas automaticamente) no módulo balanço de branco para que a interpolação cromática funcione corretamente.


🔗controles do módulo

🔗temperatura do iluminante da cena

Esta seção fornece os controles da temperatura e tonalidade que iluminam a cena para ajustar o balanço de branco da imagem. Clique no título da seção ’temperatura do iluminante da cena’ para alternar entre 3 diferentes modos de cor dos controles deslizantes de temperatura/tonalidade.

temperatura
Estabelece a temperatura de cor em kelvin.
tonalidade
Altera a matiz de cor da imagem, de magenta (tonalidade < 1) à verde (tonalidade > 1).

🔗configurações do balanço de branco

configurações
Selecione de uma lista de predefinições de balanço de branco. As configurações disponíveis são derivadas de predefinições disponíveis na câmera usada para tirar a fotografia. As seguintes opções são fornecidas em adição a qualquer predefinição de balanço de branco da câmera.
  • como ao tirar a foto (padrão): O balanço de branco segundo o informado pela câmera.
  • da área na imagem: Desenhe um retângulo sobre uma cor neutra na imagem para calcular o balanço de branco a partir dessa área.
  • modificado pelo usuário: A configuração modificada mais recente. O ajuste manual de temperatura, tonalidade ou dos coeficientes dos canais de vermelho/verde/azul selecionará automaticamente esta opção. Selecione esta configuração após selecionar qualquer outra predefinição para retornar os parâmetros para os valores mais recentes modificados pelo usuário.
  • referência da câmera: Define a temperatura no ponto branco de referência da câmera, que é assumido como sendo D65 (ou ~ 6502K). Os multiplicadores do canal de balanço de branco são calculados de maneira que o branco puro no espaço de cor da câmera seja convertido em branco puro em sRGB D65 (onde o branco puro significa que cada canal de cor possui o mesmo valor).

Para maior comodidade, os quatro modos finais podem também ser configurados clicando em um dos botões da barra de botões acima da caixa combinada de configurações.

ajuste fino
Ajusta uma predefinição da câmera de balanço de branco. Isto só é exibido se estiver disponível para a câmera em questão. A direção do ajuste depende das predefinições disponíveis. Consulte este guia para ver como você pode enviar os seus ajustes.

🔗coeficientes de canais

Os coeficientes de canais RGB são automaticamente calculados a partir dos parâmetros anteriores e, como tais, estão ocultos por padrão. Você pode expandir/recolher a seção de coeficientes de canais clicando no seu título ou no botão triangular adjacente.

vermelho/verde/azul
Define o valor de cada coeficiente de canal RGB, de 0 à 8.

🔗funcionalidades adicionais

🔗controles deslizantes coloridos

Por padrão, os controles deslizantes do módulo são monocromáticos. No entanto, dois tipos de controles coloridos podem ser ativados em preferências > sala escura > cores do controle deslizante do balanço de branco ou clicando no título da seção ’temperatura do iluminante da cena’ no módulo.

sem cor (padrão)
O fundo dos controles deslizantes não estão coloridos.
cor do iluminante
A cor do controle deslizante representa a cor da fonte de luz (a cor que você está ajustando para obter um branco neutro).
emulação de efeito
A cor do controle deslizante representa o efeito que o ajuste teria na cena. Assim é como a maioria dos outros processadores em raw mostram as cores dos controles deslizantes de temperatura/tonalidade.

🔗barra de botões

A barra de botões é uma adição simples que permite o acesso com um clique à configuração de balanço de branco interna. Você pode desativá-la editando seu arquvio darktablerc. Procure pela linha

plugins/darkroom/temperature/button_bar=TRUE

e altere o TRUE para FALSE.

🔗alerta de uso

Os únicos parâmetros que são usados internamente na operação deste módulo são os coeficientes de canais rgb. Os controles de temperatura e tonalidade são fornecidos como uma maneira amigável para o usuário ajustar estes parâmetros. O relacionamento entre os coeficientes de canal e os controles de temperatura/tonalidade dependem de características específicas da câmera usada para tirar a fotografia. Isto significa que aplicar a configuração de balanço de branco de uma imagem feita com uma câmera em uma outra imagem feita em outra câmera não fornecerá resultados consistentes.

A relação matemática entre estes dois conjuntos de valores não é direta. É possível definir coeficientes de canais de maneira que não exista um ajuste de tonalidade e temperatura equivalente válido (principalmente quando se calculam valores de temperatura muito altos a partir dos controles deslizantes). Assim, editar o balanço de branco usando a temperatura e tonalidade em uma imagem previamente editada usando coeficientes de canal pode apresentar resultados estranhos, ao menos quando estão envolvidos altos valores de temperatura.

translations