módulos obsoletos

A equipe do darktable revisa regularmente módulos antigos e atualiza suas implementações quando problemas são encontrados ou a ciência utilizada evolui de modo que eles possam ser melhorados. Na maioria das vezes nós tentamos atualizar os módulos existentes com novas funcionalidades, mas ocasionalmente isto se torna problemático, frequentemente devido à sobrecarga de ter que manter múltiplas versões do módulo. Nestas circunstâncias, um novo módulo de substituição é criado e o antigo se torna obsoleto.

A obsolescência do módulo segue um processo razoavelmente padronizado. Na versão em que um módulo se torna obsoleto, este módulo não pode ser mais pesquisado ou adicionado a grupos de módulos personalizados.Ele é movido para o grupo somente de leitura de módulos obsoletos e uma mensagem é adicionada ao módulo para alertar sobre sua remoção e direcionar o usuário para uma alternativa adequada.

Após um ano, o módulo é removido do grupo de módulos obsoletos e então somente estará disponível para uso em edições antigas (caso aquele módulo tenha sido ativado para a imagem fornecida). Módulos obsoletos nunca são completamente removidos do darktable (de modo a manter edições antigas) mas o desenvolvimento cessa e você é aconselhado a usar os módulos suportados caso encontre um problema.

Por exemplo, módulos obsoletos no darktable 3.4 serão removidos do grupo de módulos obsoletos no darktable 3.8 (considerando que hajam duas versões principais sendo lançadas por ano).

translations