rotação e perspectiva

Corrige automaticamente as linhas convergentes, uma forma de distorção da perspectiva. O processo usado é inspirado no programa ShiftN de Markus Hebel. Este módulo também permite ajustar a rotação da imagem.

As distorções de perspectivas são um efeito natural quando se projeta uma cena tridimensional em um plano bidimensional e faz com que os objetos próximos ao observador pareçam maiores do que os mais distantes. As linhas convergentes são um caso especial de distorção de perspectiva que se vê com frequência em fotografias de arquitetura – as linhas paralelas, quando fotografadas em ângulo, se transformam em linhas convergentes que se encontram em algum ponto final fora do quadro da imagem.

Este módulo pode corrigir linhas convergentes, deformando a imagem de tal maneira que as linhas em questão se tornem paralelas ao quadro da imagem. As correções podem ser aplicadas na direção vertical e horizontal, seja separadamente ou em combinação. Para realizar a correção automática, o módulo é capaz de analisar primeiro a imagem em busca de referências estruturais adequadas onde estão os segmentos de linha. Você pode também definir manualmente conjuntos de linhas estruturais desenhando um “retângulo de perspectiva” ou desenhando múltiplas linhas horizontais e verticais. Baseado nestes segmentos de linhas (desenhados automaticamente ou manualmente) se inicia um procedimento de ajuste que determina os melhores valores para os parâmetros do módulo.

Como o caso de uso mais comum para este módulo é para rotação, os controles de correção de perspectiva ficam ocultos por padrão. Clique no cabeçalho “perspectiva” para expandir os controles.

Enquanto o módulo está ativo (e nenhum dos botões de estrutura está selecionado), você pode clicar com o botão direito e arrastar em qualquer lugar na imagem para definir uma linha horizontal ou vertical. Isso fará com que o parâmetro de rotação seja ajustado automaticamente para tornar a linha desenhada horizontal/vertical em relação ao quadro da imagem.

🔗fluxo de trabalho de correção de perspectiva

🔗estrutura

O primeiro passo é obter detalhes sobre as estruturas horizontais e/ou verticais da imagem. Três métodos alternativos são fornecidos para fazer isso:

🔗desenhar linhas de estrutura manualmente

Clique no ícone draw-structure-lines-icon para ativar o modo de desenho de linha e, em seguida, clique e arraste na imagem para desenhar linhas que você deseja tornar horizontais ou verticais. O módulo detectará automaticamente se as linhas são horizontais ou verticais e as colorirá de verde ou azul, respectivamente. Desenhe quantas linhas desejar (quanto mais linhas, melhor funcionará o mecanismo de ajuste) e clique em um dos ícones de “ajustar” para concluir o processo. Você pode entrar novamente neste modo para editar suas linhas desenhadas a qualquer momento. Edite uma linha clicando e arrastando na linha ou nos nós finais e clique com o botão direito em uma linha para excluí-la. Quando estiver satisfeito com suas alterações, selecione novamente um ícone de “ajustar” para concluir o processo.

🔗definir manualmente um retângulo de perspectiva

Clique no ícone draw-structure-rectangle-icon para habilitar o modo de desenho do retângulo de perspectiva. Isso desenhará um retângulo na tela e você pode arrastar os cantos do retângulo de forma que os lados esquerdo e direito caiam nas linhas que você deseja verticais, e o topo e a base nas linhas que deseja horizontais. Quando estiver satisfeito com seu retângulo, clique em um dos ícones “ajustar” para concluir o processo. Você pode entrar novamente neste modo para editar o retângulo desenhado a qualquer momento. Quando estiver satisfeito com suas alterações, selecione novamente um ícone de “ajustar” para concluir o processo.

Este método é semelhante a como a correção de “keystone” funciona no módulo recortar e girar.

🔗detectar estrutura automaticamente

Clique no ícone get-structure-icon para analisar a imagem em busca de elementos estruturais – o darktable automaticamente detecta e avalia segmentos de linha. Shift+clique para aplicar um melhoramento de contraste antes de realizar a análise. Ctrl+clique para aplicar um passo de melhoria de bordas antes de realizar a análise. Ambas as variações podem ser utilizadas individualmente ou combinadas se a análise padrão não for capaz de detectar um número de linhas suficiente.

Somente as linhas que formam um conjunto de linhas convergentes verticais ou horizontais serão usadas para os passos de processamento posteriores. Os segmentos de linha são mostrados como sobreposições na imagem, com o tipo de linha identificado pela cor conforme a seguir:

verde
Linhas convergentes verticais
vermelho
Linhas verticais que não convergem
azul
Linhas convergentes horizontais
amarelo
Linhas horizontais que não convergem
cinza
Outras linhas que não são de interesse deste módulo

As linhas marcadas em vermelho e amarelo são consideradas valores atípicos e não são computadas durante o passo de ajuste automático. Esta eliminação de valores atípicos implica em um processo estatístico que utiliza uma amostra aleatória, o que significa que cada vez que pressionar o botão “obter estrutura”, o padrão de cor das linhas poderá ser ligeiramente diferente.

Você pode mudar manualmente o estado dos segmentos de linha: clique-esquerdo na linha para selecioná-la (alterna a cor para verde ou azul) e clique-direito para anular seleção (alterna a cor para vermelho ou amarelo). Se você mantiver o botão do mouse pressionado, você pode usar uma ação de varredura para selecionar/anular seleção de várias linhas ao mesmo tempo. O tamanho do pincel de seleção/anular seleção pode ser alterado com a roda do mouse. Mantenha pressionada a tecla Shift e o botão esquerdo ou direito do mouse enquanto arrasta para selecionar ou anular a seleção de todas as linhas na área retangular selecionada.

Quando estiver satisfeito com as linhas detectadas, selecione um ícone de “ajustar” para concluir o processo.

🔗ajustar

Uma vez que esteja satisfeito com as linhas horizontais e verticais identificadas, usando um dos métodos acima, clique em um dos ícones “ajuste automático” para definir automaticamente os parâmetros do módulo baseados na estrutura detectada. Em seguida, são exibidas na imagem as linhas sobrepostas com as correções de perspectivas aplicadas.

Você pode optar por aplicar automaticamente somente as correções verticais vertical-icon , somente as correções horizontais horizontal-icon , ou ambas as correções both-icon . Ctrl+clique em qualquer dos ícones para aplicar uma rotação sem deslocamento da lente. Shift+clique em qualquer um dos ícones para aplicar o deslocamento da lente sem rotação.

🔗rotação

Quando estiver satisfeito com as correções de perspectiva aplicadas, você pode desejar realizar uma correção de rotação final ajustando o parâmetro de rotação ou clicando com o botão direito e arrastando a imagem para definir uma linha horizontal/vertical.

🔗controles do módulo

rotação
Controla a rotação da imagem ao redor do centro para corrigir um horizonte inclinado.
corte automático
Quando ativado, esta função corta a imagem para eliminar as áreas pretas nas bordas causadas pela correção da distorção. Você pode cortar para a “maior área” ou para o maior retângulo que mantenha a proporção original da imagem (“formato original”). No último caso, você pode ajustar manualmente o resultado do corte automático clicando na região de corte e movendo-a. O tamanho da região é modificado automaticamente para excluir áreas pretas.
deslocamento da lente (horizontal)
Corrige as linhas horizontais convergentes (isto é, faz com que as linhas azuis fiquem paralelas).
deslocamento da lente (vertical)
Corrige as linhas verticais convergentes (isto é, faz com que as linhas verdes fiquem paralelas). Em alguns casos você pode obter um resultado mais natural se você corrigir as distorções verticais para um nível de 80~90% ao invés de sua correção máxima. Para fazer isto, reduza o controle deslizante de correção após ter realizado a correção automática.
inclinação diagonal
Inclina a imagem ao longo de uma de suas diagonais. Isto é necessário ao corrigir distorções de perspectiva na vertical e horizontal simultaneamente.
mostrar linhas guia
Quando ativado, uma grade é sobreposta na imagem para auxiliá-lo a julgar a qualidade da correção.
modelo da lente
Este parâmetro controla a distância focal da objetiva, o fator de corte da câmera e a proporção usada pelo algoritmo de correção. Se configurado para “genérico”, uma lente com distância focal de 28 mm em uma câmera de 35 mm full-frame é considerada. Se configurado como “específico”, a distância focal e o fator de corte podem ser configurados manualmente usando os controles fornecidos.
distância focal
Se o modelo da lente for definido para “específico”, define a distância focal da lente. O valor padrão é obtido dos dados Exif da imagem e pode ser alterado ajustando o controle deslizante manualmente.
fator de corte (crop)
Se o modelo da lente for definido para “específico”, define o fator de corte da câmera. Você precisará normalmente inserir este valor manualmente.
ajuste de proporção
Se o modelo da lente for definido para “específico”, este parâmetro permite um ajuste manual livre da relação de proporção da imagem. Isto é útil para “descomprimir” imagens obtidas com lentes anamórficas (que alteram a relação entre altura e largura da imagem).
estrutura
Define linhas horizontais e verticais na imagem usando um método manual ou automático (consulte a seção de fluxo de trabalho para obter detalhes).
ajuste
Define os controles deslizantes de correção de distorção automaticamente com base na estrutura identificada (consulte a seção do fluxo de trabalho para obter detalhes).
mostrar linhas guia
Selecione a caixa para mostrar guias sobrepostas sempre que o módulo for ativado. Clique no ícone à direita para controlar as propriedades das guias. Consulte guias & sobreposições para mais detalhes.

🔗exemplos

Aqui está uma imagem com um horizonte inclinado e linhas convergentes causadas por apontar a câmera para cima:

perspectiva-correção-examplo-antes

Aqui está a imagem depois de haver corrigido as distorções de perspectiva vertical e horizontal usando a detecção automática de estrutura. Note o ajuste do enquadramento pela função de corte automático e a sobreposição de linhas estruturais ainda visível:

perspectiva-correção-exemplo-depois

translations