perfil do monitor

Para que o darktable renderize fielmente as cores na tela ele precisa encontrar o perfil de exibição correto para o seu monitor. Em geral, isto requer que seu monitor seja corretamente calibrado e perfilado, e o perfil precisa estar corretamente instalado em seu sistema. O darktable consulta o ‘xatom’ do seu servidor de visualização X bem como o serviço do sistema ‘colord’ (se disponível) pelo perfil correto. Se necessário, você pode forçar um método específico em preferências > miscelânea.

Para investigar a configuração do seu perfil de exibição, você pode executar o binário darktable-cmstest (somente no Linux), que imprime informações úteis (por exemplo, nome do perfil por monitor) e lhe informa se o sistema está configurado corretamente.

Em casos excepcionais, você pode precisar selecionar manualmente o perfil de exibição. É possível fazer isso a partir dos diálogos de opções do impressão na tela e verificação de gama na sala escura e no diálogo do perfil do monitor na mesa de luz.

Tenha em mente que os monitores vendidos para o público em geral normalmente não necessitam de um perfil de monitor criado pelo usuário, a menos que você precise realizar uma impressão em tela com expectativas profissionais, já que eles são calibrados corretamente para o sRGB na fábrica.

Um perfil de monitor mal feito será mais danoso do que usar a predefinição para sRGB, uma vez que o padrão pode ser um pouco impreciso mas pelo menos será confiável. Recomenda-se aos usuários avançados e profissionais que continuem com a produção de perfis de monitor personalizados somente se eles tiverem treinamento para avaliar a qualidade do perfil resultante e entender as opções de criação de perfis.

translations