curva de tons

Uma ferramenta clássica da fotografia digital para alterar os tons de uma imagem usando curvas.

Este módulo é muito similar ao módulo curva rgb, mas funciona no espaço de cor Lab.

Ative o seletor de cor para mostrar os valores selecionados no histograma exibido (Ctrl+clique ou clique-direito para usar o seletor em modo de área). Os valores numéricos (Lab) da entrada e saída (ver abaixo) do local ou área selecionados são exibidos na parte superior esquerda do gráfico.

🔗controles do módulo

Consulte a seção curvas para obter mais detalhes sobre como modificar as curvas, incluindo os controles método de interpolação, escala para o gráfico e preservar cores.

espaço de cor
Dependendo da intenção desejada, a curva de tons pode ser aplicada em um dos três espaços de cor:
  • Lab (canais ligados ou independentes): O Lab é um espaço de cor perceptivo que é desenhado para aproximar-se da forma como os humanos percebem as cores e a luminosidade. Ele representa informações de cor independentemente da luminosidade. No modo “Lab, canais independentes”, você possui controle totalmente independente sobre a luminância (canal L) e a crominância (canais a/b). No modo “Lab, canais ligados”, só está disponível o controle de luminância (canal L). A correção de saturação de cor é calculada automaticamente, para cada pixel, a partir da correção de contraste aplicada ao canal de luminância. Isto funciona melhor nos casos onde uma correção de contraste sutil é aplicada, mas proporciona uma correção de saturação cada vez mais inexata a medida que o contraste é modificado de maneira mais drástica.
  • XYZ (canais ligados): O XYZ é um espaço de cor técnico linear desenhado para vincular a resposta fisiológica à luz do olho humano com os espaços de cor RGB. Semelhante ao Lab, separa as informações de luminosidade das de cor, mas faz de uma maneira que não leva em conta o papel da correção do cérebro na percepção humana. O modo “XYZ, canais ligados” oferece uma alternativa ao “Lab, canais ligados” e funciona aplicando a curva do canal L aos três canais no espaço de cor XYZ. Consulte o modo de mesclagem de “ajuste de cores” se deseja ajustar a força da escala cromática automática. Este modo é conhecido por produzir uma ligeira alteração de tom para o amarelo.
  • RGB (canais ligados): O RGB é um espaço de cor linear desenhado para capturar e exibir imagens em síntese aditiva. Está relacionado com os meios de captura de visualização e não isola informações de cor e luminosidade. O modo “RGB, canais ligados” trabalha no ProPhoto RGB e aplica a curva do canal L em todos os três canais no espaço de cor RGB. Sabe-se que adicionar contraste ao espaço RGB diminui saturação nos realces (altas luzes) e aumenta a saturação nas sombras, mas tem sido demostrado ser a forma mais confiável de editar o contraste, e é o método padrão da maioria dos programas de edição de fotos. Este modo faz com que ao módulo da curva de tons se comporte da mesma maneira que o módulo curva base, exceto que este último funciona no espaço RGB da câmera.

Note que o módulo funciona no espaço de cor Lab em todos os casos. Isto significa que a coordenada do cinza médio sempre está à 50% no gráfico, não importa qual espaço de cor for usado. O mesmo se aplica ao histograma inserido no fundo da curva. Os controles são convertidos para espaço de cor relevante antes que as correções sejam aplicadas – em RGB e XYZ, o cinza médio é remapeado de 50%% para 18%.

curva do canal L
A curva de tons no canal L funciona com a luminosidade. Para proporcionar uma melhor visão geral, um histograma de luminosidade é exibido no módulo. Quando se trabalha em um dos modos de “canais ligados”, a curva do canal L é a única disponível.

O eixo horizontal representa a luminosidade dos pixels da imagem de entrada. O eixo vertical representa a luminosidade dos pixels da imagem de saída. A linha diagonal reta padrão não altera nada na imagem. A curva acima da diagonal padrão aumenta a luminosidade, enquanto a curva abaixo diminui. Uma curva em forma de S melhorará o contraste da imagem. Você pode mover os pontos das extremidades da diagonal padrão para mudar os pontos de preto e branco e, portanto, alterar o contraste em geral – isto tem o mesmo efeito de alterar os pontos preto e branco no módulo níveis.

curvas dos canais a/b
As curvas dos canais a e b funcionam com valores de cor que estão disponíveis somente no modo “Lab, canais independentes”. O eixo horizontal representa o valor do canal de cor dos pixels da imagem de entrada. O eixo vertical representa o valor do canal de cor dos pixels da imagem de saída. Os valores “a” positivos correspondem às cores mais magentas; os valores “a” negativos correspondem às cores mais verdes. Valores “b” positivos correspondem às cores mais amarelas; valores “b” negativos correspondem às cores mais azuis.

A linha reta diagonal padrão não altera nada. Alterar o centro da curva dará à imagem uma matiz de cor: empurrar o canal “a” acima dá uma matiz magenta; mover o canal “b”” acima dá uma matiz amarela; empurrar o canal “a” abaixo dá uma matiz verde; mover o canal “b“ abaixo obtém uma matiz azul.

Aumentar/diminuir a inclinação de uma curva, sem alterar o seu centro, aumentará/diminuirá a saturação de cor do canal respectivo. Com curvas definidas corretamente, você pode exercer um controle preciso sobre a saturação da cor, dependendo das cores do pixel de entrada.

translations