sistema de zona (obsoleto)


Note que este módulo está obsoleto desde o darktable 3.4 e já não deveria mais ser usado para novas edições. Em seu lugar, use o módulo equalizador de tons ou várias instâncias do módulo exposição com máscaras paramétricas para limitar a uma zona.


Ajusta a luminosidade de uma imagem com o sistema de zonas de Ansel Adams.

A luminosidade da imagem (o canal L no espaço de cor Lab) é dividida em várias zonas que vão desde o preto puro ao branco puro. Estas zonas são exibidas em uma barra de zonas abaixo de uma pré-visualização da imagem. O número de zonas pode ser modificado girando a roda do mouse na barra (10 zonas por padrão).

sistema-zona

A barra de zonas é dividida horizontalmente com a parte inferior mostrando as zonas da entrada do módulo e a superior as zonas da saída do módulo. No seu estado padrão, ambas as partes estão completamente preenchidas. Enquanto as zonas de saída são estáticas, você pode clicar com o botão direito e arrastar um ponto de controle nas zonas de entrada para modificar o mapeamento entre a entrada e saída.

A mudança do ponto de controle expande proporcionalmente as zonas de um lado e comprime as zonas do outro lado deste ponto. Todos os pontos de controle pré-existentes permanecem em seu lugar, evitando de maneira efetiva mudanças nas zonas além do ponto de controle seguinte. Use o botão direito do mouse para remover um ponto de controle.

A imagem de pré-visualização acima da barra de zonas mostra como são divididas as zonas da imagem abaixo. Ao passar o cursor sobre uma zona, esta zona, seja de entrada ou saída, é destacada em amarelo na pré-visualização.

translations