mesa de luz

Controla as funcionalidades da vista e dos módulos da mesa de luz.

🔗geral

ocultar predefinições nativas para módulos utilitários
Se ativado, somente predefinições definidas pelo usuário serão exibidas no menu de predefinições para módulos utilitários – predefinições nativas serão ocultas (desligado por padrão).
usar clique único no módulo coleções
Ativa o modo de “clique único” no módulo coleções, que permite que intervalos sejam selecionados (desligado por padrão).
expandir um único módulo de cada vez
Controla como os módulos utilitários são expandidos. Se ativado, expandir um módulo clicando nele recolhe qualquer outro painel atualmente expandido. Se você deseja expandir um painel sem recolher os outros, você pode fazer isso com o Shift+clique. Desativar esta opção inverte o significado do clique e do Shift+clique (desligado por padrão).
scroll utility modules to the top when expanded
With this option enabled the side panels will scroll a utility module to the top of the panel when it is expanded or collapsed (default off).
dar uma estrela duas vezes a uma imagem não resultará em zero estrelas
Normalmente clicar duas vezes na classificação de uma estrela em uma imagem atribuirá zero estrelas a esta imagem. Ative esta opção para desabilitar esta funcionalidade (desligado por padrão).
mostrar barras de rolagem para a visualização central
Seleciona se barras de rolagem devem ser exibidas na visualização central da mesa de luz (ativado por padrão).
mostrar data/hora da imagem com milissegundos
Define se deseja incluir milissegundos ao exibir valores de tempo (padrão desativado). Se definido, os milissegundos são mostrados no módulo informações da imagem e também podem ser usados no geoetiquetas.

🔗miniaturas

usar arquivo RAW ao invés de JPEG embutido a partir do tamanho
Ao gerar miniaturas de imagens que não foram ainda processadas na sala escura, se o tamanho da miniatura for maior do que este valor, a miniatura é criada a partir dos dados da imagem RAW. Se a miniatura é menor que este tamanho, será usado o JPEG de pré-visualização embutido no arquivo RAW. Uma vez que a imagem seja processada na sala escura, as miniaturas serão sempre geradas a partir dos dados RAW (você pode reverter para a pré-visualização JPEG descartando o histórico). Para renderizar miniaturas com melhor qualidade selecione “sempre”.
processamento de alta qualidade a partir do tamanho
Se o tamanho da miniatura é maior que este valor e ela estiver sendo gerada a partir dos dados RAW, ela será processada usando o caminho de renderização de qualidade completa, que é melhor mas mais lento (o padrão é 720p). Para renderizar miniaturas com a melhor qualidade, selecione “sempre”.
armazenar em disco cache de miniaturas
Se ativado, o darktable armazena todas as miniaturas em uma cache secundária, aonde são mantidas as miniaturas se elas forem descartadas da cache primária. Isto necessita de mais espaço em disco mas acelera a vista da mesa de luz, já que evita o reprocessamento de miniaturas (ativado por padrão).
armazenar em disco cache de visualização completa
Se ativado, o darktable salva imagens para visualização completa em disco (.cache/darktable/) quando esgotada a cache em memória. Note que isto pode requerer uma grande quantidade de armazenamento (vários gigabytes para imagens em 20k) e o darktable nunca eliminará as imagens armazenadas em cache. É seguro eliminá-las manualmente se desejar. Ativar esta opção aumentará significativamente o desempenho da mesa de luz ao ampliar uma imagem no modo de visualização completa (desligado por padrão).
generate thumbnails in background
Choose whether to automatically generate thumbnails in the background when the user is in the lighttable view and is inactive (no keyboard/mouse activity). Thumbnails will be generated up to the selected size (default never).

N.B. You can set the period of activity required before thumbnail generation will start by altering the inactivity_time setting in $HOME/.config/darktable/darktablerc (default 5 seconds)

reset cached thumbnails
Force thumbnails to be regenerated by resetting the database. This may be needed if some thumbnails have been manually removed or have become corrupted (default off).
delimitadores para categorias de tamanho
Categorias de tamanho são usadas para permitir que se mostrem diferentes informações da imagem dependendo do tamanho da miniatura. Um conjunto determinado de valores define em qual tamanho de imagem a categoria muda. O valor padrão de “120|400” significa que haverão 3 categorias de miniatura: 0-120-px, 120-400px e >400px.
padrão para o texto de informações estendidas nas miniaturas
Se você selecionou que sejam exibidas informações estendidas a passar o mouse sobre imagens em miniatura, esta configuração permite definir que informações são exibidas. O padrão pode usar qualquer uma das variáveis definidas na seção variáveis. Você também pode incluir formatação (negrito, itálico, cores etc).
padrão para a dica da miniatura (vazio desabilita)
Define que informações são mostradas como dica quando o mouse passa sobre as miniaturas. Este padrão pode usar as mesmas variáveis e formatação do texto de informações estendidas das miniaturas.

translations