editor de metadados

Edita os metadados das imagens selecionadas.

Metadados são textos em formato livre (título, descrição, criador, editor, direitos, etc.) que descrevem suas imagens.

Quando várias imagens são selecionadas com valores diferentes para um determinado campo de metadados, o módulo exibe <deixar inalterado> para esse campo – se você optar por aplicar alterações, esses campos não serão alterados. Se você clicar com o botão direito do mouse no campo, os diferentes valores serão listados no final do menu de contexto. Selecione um dos valores no menu para aplicar esse valor a todas as imagens selecionadas – a alteração será salva assim que você pressionar o botão “aplicar” ou a tecla Enter/Tab.

🔗controles do módulo

redefinir
Exclui os metadados visíveis (veja abaixo) das imagens selecionadas.
campos de entrada de metadados
Um campo separado é exibido para cada item de metadados. Pressione Ctrl enquanto gira a roda do mouse para aumentar a altura de um campo. Pressione Ctrl+Enter para inserir uma nova linha. Clique duas vezes no rótulo de um campo para excluir o conteúdo desse campo.
aplicar
Aplica as novas configurações dos campos de entrada de metadados às imagens selecionadas.

🔗teclado

Você pode usar o teclado para navegar e aplicar alterações enquanto qualquer uma das caixas de entrada de metadados estiver em foco:

  • A tecla Tab salva o campo atual e move o cursor para o próximo campo. Quando o último campo é alcançado, a tecla Tab retorna o foco para o primeiro campo.

  • Shift+Tab funciona da mesma forma que Tab, mas na direção oposta.

  • A tecla Enter salva o campo atual sem mover o cursor.

🔗preferências

A opção de “preferências…” no menu de predefinições abre uma caixa de diálogo onde você pode configurar como os metadados são tratados no darktable. Para cada item de metadados, duas caixas de seleção permitem que você restrinja como os metadados são tratados:

visível
Mostra ou oculta este campo de metadados. Os campos ocultos não são incluídos nas imagens exportadas.
privado
Mantenha este campo de metadados privado. Os campos privados não são incluídos nas imagens exportadas.

translations