seletor de cores global

Obtém amostras de cores da imagem atual da sala escura, exibe seus valores de várias maneiras e compara cores de diferentes locais.

O seletor de cores é ativado pressionando o ícone do seletor de cores. Os parâmetros do módulo permanecerão em vigor até você sair do modo sala escura.

Além do seletor de cores global descrito aqui, muitos módulos do darktable (por exemplo, curva de tons) também contêm seletores de cores locais que são usados para definir parâmetros individuais dos módulos. Você deve estar ciente de que essas duas formas de seletor de cores nem sempre funcionam no mesmo espaço de cores. O seletor de cores global funciona no espaço de cores do histograma e coleta suas amostras após o pixelpipe completo ter sido processado. Os seletores de cores locais são executados no espaço de cores do módulo no qual estão ativados e refletem os dados de entrada ou saída desse módulo dentro do pixelpipe.

Você pode clicar com o botão direito do mouse nos valores de cor da amostra para copiá-los para a área de transferência.

Uma vez que o seletor de cores global é executado no final do pixelpipe de visualização, ele recebe os dados no espaço de cor do monitor e os converte no espaço de cor do histograma. Se você estiver usando um espaço de cor de exibição que não seja “bem comportado” (isso é comum para um perfil de dispositivo), as cores que estão fora do gama do perfil de exibição serão recortadas ou distorcidas.

Passe o mouse sobre qualquer um dos valores de cor para mostrar uma dica de ferramenta contendo informações mais detalhadas sobre a cor obtida ou a amostra colhida. Essas informações incluem valores RGB e Lab, bem como um nome de cor aproximado. Também é feita uma tentativa de detectar tons de pele e fornecer uma descrição apropriada. A detecção do tom de pele precisa de uma escala de luminosidade adequada (44 a 48% para africanos e 58 a 64% para todos os outros) e balanço de branco neutro.

🔗controles do módulo

modo de ponto/área
O seletor de cores global pode ser ativado no modo de ponto ou área clicando ou usando Ctrl+clique no ícone do seletor de cores, respectivamente (você pode também usar o clique-direito para ativar o modo de área). No modo de ponto, apenas um pequeno ponto sob o cursor é considerado para a amostra. No modo de área, o darktable obtém uma amostra da área dentro de um retângulo desenhado.
média/mín/máx
Se as amostras forem tiradas no modo de área, o darktable calculará os valores médios, mínimos e máximos do canal de cor. Esta caixa de combinação permite que você selecione qual valor será exibido. Por razões estatísticas óbvias, a média, mínimo e máximo são idênticos para a amostra única do modo de ponto.
amostra de cor / valores de cor
Uma amostra de cor que representa o ponto ou área de amostra é exibida junto com os valores numéricos. Clicar na amostra ativará/desativará uma ampliação da amostra para facilitar a visualização.

O seletor de cores global funciona no espaço de cor RGB do monitor, apesar de você poder optar (selecionando a partir de uma lista) traduzir esses valores numéricos para outro espaço de cor. Esteja ciente de que os valores desse espaço de cor são aproximados aqui – dependendo do perfil de cor do monitor, podem haver alguns desvios dos valores reais.

amostras colhidas
As amostras de cores (no modo de área ou ponto) podem ser armazenadas como amostras colhidas pressionando o botão “adicionar”. Uma amostra de cor e valores numéricos serão mostrados para cada amostra armazenada. Você pode mudar o valor numérico (média, mínimo, máximo) e o espaço de cor a ser exibido.

Amostras colhidas recém-criadas não estão bloqueadas. Se você alterar o processamento da imagem, essas alterações serão refletidas nelas. Isso pode ser usado para ver como um parâmetro alterado afeta diferentes partes da imagem. Clicar na amostra de cor de uma amostra colhida a bloqueia fazendo com que um símbolo de cadeado seja exibido. Outras alterações na imagem não afetarão mais a amostra. Você pode usar isso para comparar duas amostras colhidas, bloqueando apenas uma delas, fornecendo assim uma comparação de antes e depois.

Se você passar o mouse sobre o botão “excluir” de uma das entradas das amostras colhidas, a região selecionada para aquela amostra será destacada na visualização da imagem.

exibir amostras na imagem/vetorscópio
Quando esta caixa de seleção está marcada, os locais das amostras colhidas são indicados visualmente na imagem e na vista do vertorscópio do módulo do histograma.
restringir escopo à seleção
Quando esta caixa de seleção está marcada, apenas os valores da área ou ponto selecionado são considerados pelas vistas regular e de forma de onda do módulo do histograma. Isto permite que você veja quais valores tonais estão presentes na área selecionada. Ao usar um seletor de cor em um módulo de processamento, esta opção restringe o histograma à área obtida a partir do módulo de processamento ao invés do seletor de cor global.

translations