possíveis artefatos de cor

Existem algumas situações pouco comuns que ainda podem levar a resultados problemáticos, a menos que o usuário realize alguma ação. Alguns módulos no espaço de cor Lab, como níveis e monocromático, se baseiam no fato de que os canais ‘L‘ carregam toda a informação de luminosidade, com os canais ‘a’ e ‘b’ representando puramente a croma e o tom. As cores ilimitadas com valores ‘L’ negativos são especialmente problemáticas para estes módulos e podem levar a artefatos de pixels pretos.

Foi descoberto que fontes de luz azul altamente saturadas no quadro da imagem são provavelmente candidatas para pixels com valores de ‘L’ negativos. Se você se dedica à fotografia de estúdio, deve prestar atenção a este tipo de luz que apareça em sua imagem.

Para mitigar este problema, o módulo perfil de cor de entrada tem uma opção de recorte de gama. Esta é opção é desligada por padrão mas pode ser ativada se artefatos forem observados. Dependendo das configurações, as cores serão confinadas a uma das disponíveis nos gamas RGB. De fato, artefatos de pixel preto são prevenidos ao custo de perder algo da dinâmica de cores.

translations