desfoques

Simule desfocagens fisicamente precisas no espaço RGB relativo à cena.

🔗tipos de desfoque

Três tipos de desfoque são fornecidos:

  1. desfoque da lente: Simula um diafragma de lente com um número configurável de lâminas e curvatura de lâmina para criar bokeh sintético.

  2. desfoque de movimento: Simula o efeito do movimento da câmera com um caminho configurável.

  3. desfoque gaussiano: Este não é realmente um desfoque ótico, mas pode ser usado para diminuir ruído ou para efeitos criativos usando modos de mesclagem

Um diagrama na parte superior do módulo mostra a forma do operador de desfoque (conhecido como função de dispersão de ponto). O módulo transformará cada ponto luminoso da cena em um borrão com a forma do operador de desfoque exibido, com o tamanho do borrão definido pelo raio do desfoque.

🔗controles do módulo

🔗geral

raio de desfoque
O tamanho da propagação do desfoque.
tipo de desfoque
Selecione entre as diferentes variantes de desfoque (acima).

🔗controles específicos para desfoque de lente

lâminas do diafragma
O número de lâminas que o diafragma é composto. As lentes mais antigas usavam normalmente 5 ou 7 lâminas, as lentes mais novas geralmente usam 9 ou 11 lâminas. Em qualquer caso, lentes reais têm um número ímpar de lâminas e qualquer número maior que 11 lâminas chega muito perto de produzir um disco perfeito. Se você degenerar as configurações do diafragma com a concavidade para criar uma estrela ou um asterisco, este controle definirá quantos ramos ele possui.
concavidade
  • uma concavidade maior que 1 mas menor que número de lâminas - 1 transforma a forma em estrela.
  • uma concavidade maior que número de lâminas - 1, mas menor que número de lâminas transforma a forma em um asterisco, ao diminuir a linearidade abaixo de 1.
  • uma concavidade maior ou igual a número de lâminas degenera a forma em um “padrão de explosão”.
linearidade
  • uma linearidade de 0 cria um disco, não importa o número de lâminas ou a concavidade.
  • uma linearidade de 1 torna todos os limites externos da forma retos.
  • uma linearidade entre 0 e 1 torna os limites externos da forma mais ou menos curvos.
rotação
Permite que a forma seja girada em relação ao seu centro – útil principalmente com um pequeno número de lâminas, quando uma orientação particular é necessária.

🔗controles específicos para desfoque de movimento

direção
A orientação do caminho do movimento em graus angulares. 0° é o movimento horizontal.
curvatura
A curvatura do movimento. Zero produz uma linha reta, um valor negativo produz uma curvatura côncava, um valor positivo produz uma curvatura convexa.
deslocamento
Deslocamentos ao longo do caminho de movimento seguindo sua curva. Isso é útil para selecionar uma parte do caminho curvo que é simétrico, que produz uma forma de vírgula (exemplo 1: direção = -45 °, curvatura = +2, deslocamento = +0,5; exemplo 2: direção = -45 °, curvatura = +1, deslocamento = +1).

🔗ressalvas

Este módulo é implementado usando uma convolução “ingênua”, que é um algoritmo lento. Abordagens mais rápidas estão disponíveis (usando FFT), mas ainda não foram implementadas. A implementação da GPU, por meio do OpenCL, deve ocultar um pouco esse problema. Em qualquer caso, o tempo de execução do módulo aumentará com o quadrado do raio de desfoque.

O processo de desfoque não leva em consideração a profundidade da cena e a profundidade de campo, mas desfoca a imagem inteira como um objeto plano. Portanto, não é adequado para criar profundidade de campo falsa. Usar o recurso de mascaramento do darktable funcionará apenas parcialmente para isolar o primeiro plano de uma imagem, uma vez que ainda estará desfocado no fundo.

🔗dicas e truques

Todas as imagens são geralmente (mesmo um pouquinho) barulhentas. Se você desfocar apenas uma parte da imagem, a região desfocada parecerá suspeitamente limpa em comparação com o resto da imagem. Portanto, é uma boa ideia adicionar um pouco de ruído na parte superior da parte desfocada para misturá-la com o resto, usando os módulos grão ou censurar.

translations