desfoque de superfície

Suaviza as superfícies da imagem conservando as bordas nítidas usando um filtro bilateral.

Este módulo pode ser usado para remover ruído das imagens, no entanto note que filtros bilaterais são suscetíveis a sobrepassos e o darktable oferece alternativas muito melhores. Por exemplo, o módulo redução de ruído em astrofotografia usa um algoritmo de eliminação de ruído local , e o módulo redução de ruído (perfilado) permite selecionar entre meios locais e algoritmos de eliminação de ruído com wavelet.

O módulo desfoque de superfície desfoca o ruído em superfícies da imagem obtendo a média dos pixels com seus vizinhos, levando em conta não só sua distância geométrica mas também sua distância na escala tonal (isto é, as diferenças entre seus valores RGB). Pode ser particularmente útil se um canal RGB for mais ruidoso/necessitar de maior suavização que os demais. Neste caso, use o módulo calibração de cor para examinar os canais individualmente, a fim de estabelecer as intensidades de desfoque de acordo.

No modo de mesclagem de cromaticidade, este módulo pode ser usado para reduzir a aparência do moiré colorido resultante de padrões finos repetidos no objeto que está sendo fotografado . Provavelmente, você precisará aumentar os valores dos controles deslizantes Vermelho, Verde e Azul em relação aos padrões para obter eficácia ideal.

Este módulo pode também ser usado como filtro criativo para fornecer efeitos interessantes, por exemplo, para fornecer a uma imagem uma aparência de desenho. Quando usado com mesclagem de crominância, ele também pode ser usado para igualar a cor de uma superfície (por exemplo, eliminar a vermelhidão da pele).

Este módulo consome muitos recursos e diminui a velocidade de processamento do pixelpipe significativamente. Você deve considerar ativá-lo mais tarde em seu fluxo de trabalho.

🔗controles do módulo

raio
A extensão espacial do desfoque gaussiano.
vermelho, verde, azul
A intensidade de desfoque para cada um dos canais RGB.

translations