setting up OpenCL

A enorme diversidade de sistemas e as diferenças marcantes entre os fornecedores do OpenCL e as versões do controlador tornam impossível dar uma visão geral abrangente de como configurar o OpenCL. Podemos dar apenas um exemplo, neste caso, para a versão 542.29.06 do driver NVIDIA no Fedora 39. Esperamos que isso sirva como uma introdução básica e ajude você a resolver quaisquer problemas específicos de sua configuração.

O princípio do fluxo da função OpenCL se dá dessa forma:

darktable > libOpenCL.so > libnvidia-opencl.so.1 > módulo(s) de driver do kernel > GPU

  • O darktable dinamicamente carrega a libOpenCL.so – uma biblioteca do sistema que deve ser acessível ao carregador dinâmico do sistema (ld.so).

  • A libOpenCL.so lê o arquivo de informações específico do fornecedor (/etc/OpenCL/vendors/nvidia.icd) para encontrar a biblioteca que contém a implementação OpenCL específica do fornecedor.

  • A implementação OpenCL específica do fornecedor vem como uma biblioteca libnvidia-opencl.so.1 (que em nosso caso é um link simbólico para libnvidia-opencl.so.545.29.06).

  • A libnvidia-opencl.so.1 precisa conversar com os módulos de kernel específicos do fornecedor nvidia e nvidia_uvm por meio dos arquivos especiais de dispositivo /dev/nvidia0, /dev/nvidiactl, e /dev/nvidia-uvm.

Na inicialização do sistema, os arquivos especiais do dispositivo necessário (/dev/nvidia*) precisam ser criados. Caso isto não aconteça em seu sistema por padrão, a maneira mais fácil de configurá-los e assegurar que todos os módulos estão carregados é instalando o pacote nvidia-modprobe.

Uma conta de usuário que precisa fazer uso do OpenCL a partir do darktable deve ter acesso de leitura/escrita aos arquivos especiais do dispositivo NVIDIA. Em alguns sistemas, estes arquivos possuem permissão de acesso de leitura e escrita para todo o sistema por padrão, o que evita problemas de permissão, mas pode ser discutível em termos de segurança do sistema. Outros sistemas restringem o acesso a um grupo de usuários, por exemplo, “video”. Neste caso, sua conta de usuário deve ser membro desse grupo.

Em resumo, os pacotes que precisavam ser instalados neste caso específico eram:

xorg-x11-drv-nvidia
xorg-x11-drv-nvidia-libs
xorg-x11-drv-nvidia-cuda
xorg-x11-drv-nvidia-cuda-libs
xorg-x11-drv-nvidia-power
akmod-nvidia
nvidia-settings
nvidia-modprobe
nvidia-persistenced
opencl-headers
opencl-filesystem
ocl-icd
ocd-icd-devel

On Linux systems you might also want the clinfo package giving you a lot of information about your OpenCL system and settings.

translations