purge_non_existing_images.sh

Encontra e remove entradas da base de dados da biblioteca que referenciam imagens que não existem mais no sistema de arquivos. Você deve fechar o darktable antes de executar este script.

O script pode ser chamado com os seguintes parâmetros de linha de comando:

purge_non_existing_images.sh [-c|--configdir <caminho>]
                             [-l|--library <caminho>]
                             [-p|--purge]

Execute o script sem opções para realizar um “rodada de teste” que gera um relatório dos arquivos faltantes sem realizar nenhuma modificação na base de dados.

As opções disponíveis são:

-c|--configdir <caminho>
Especifica o caminho da pasta de configuração do darktable que será usada pelo script. Se esta opção não for fornecida, a localização de pasta padrão será usada.
-l|--library <caminho>
Especifica o caminho do arquivo de base de dados library.db que será analisado pelo script. Se esta opção não for definida, a localização padrão do arquivo library.db será utilizada.
-p|--purge
Remove efetivamente qualquer entrada na base de dados que se refira a um arquivo inexistente. Se a opção não for fornecida, será exibido um relatório sem aplicar nenhuma modificação à base de dados.

Notas:

  1. O script deve ser executado em um shell unix e o cliente sqlite3 deve estar disponível no caminho de pesquisa de comandos. Para sistemas Linux, isto não deverá ser um problema.

  2. Para sistemas Windows, você precisará normalmente que o ambiente MSYS2 seja instalado, como descrito nas instruções para compilar darktable em um ambiente Windows. Se você instalou o darktable usando o pacote de instalação padrão do Windows, a localização do script deverá ser C:\Program Files\darktable\share\darktable\tools\purge_non_existing_images.sh.

  3. Para sistemas macOS, o aplicativo Terminal fornece um shell e o cliente sqlite3 é fornecido pelo sistema operacional por padrão. Se o darktable foi instalado usando um pacote de aplicativo a partir de uma imagem dmg, então a localização padrão do script deverá ser /Applications/darktable.app/Contents/Resources/share/darktable/tools/purge_non_existing_images.sh.

  4. A operação de remoção não pode ser desfeita. Assim, é altamente recomendável que você faça uma cópia de segurança da base de dados antes de remover qualquer entrada.


translations