agrupamento de imagens
O agrupamento de imagens auxilia a melhorar a estrutura e clareza da sua coleção de imagens quando exibida no modo da mesa de luz.
Você pode combinar imagens em um grupo selecionando-as e então clicando no botão “agrupar” no módulo ações na seleção, ou pressionando Ctrl+G. Do mesmo modo, você pode remover as imagens selecionadas de um grupo clicando no botão “desagrupar” ou pressionando Ctrl+Shift+G.
Imagens duplicadas são automaticamente agrupadas. De maneira semelhante, se você importar várias imagens da mesma pasta, possuindo o mesmo nome base mas extensões diferentes (por exemplo IMG_1234.CR2
eIMG_1234.JPG
), essas imagens formam automaticamente um grupo.
As imagens que são membros de um grupo são indicadas por um ícone de grupo em suas miniaturas. Observe que este ícone só é exibido quando “sobreposições” são exibidas nas miniaturas das imagens. As sobreposições de miniaturas podem ser habilitadas selecionando o ícone de estrela no painel superior.
O ícone de grupo também aparece como um botão no painel superior da mesa de luz, podendo ser usado para alternar o agrupamento entre ligado e desligado. Se o agrupamento for desligado, todas as imagens são exibidas com miniaturas individuais. Se o agrupamento estiver ligado, as imagens em um grupo serão representadas por uma imagem miniatura única (a líder do grupo). Se você pressionar o ícone de grupo na miniatura da líder do grupo, este grupo será expandido (clique uma segunda vez para recolher). Se você expandir outro grupo, o primeiro será recolhido.
Um grupo expandido no modo gerenciador de arquivos da vista da mesa de luz é indicado por um quadro laranja que aparece tão logo o ponteiro do mouse passe sobre uma das imagens. Este quadro envolve todas as imagens no grupo.
Você pode definir qual imagem é considerada para ser a líder do grupo clicando no ícone de grupo da imagem desejada enquanto o grupo estiver expandido. O ícone de grupo é mostrado somente se o modo agrupamento estiver ligado, de modo que para mudar a líder do grupo, você precisa primeiro ativar o agrupamento, expandir o grupo apropriado e finalmente clicar no ícone de grupo da imagem escolhida para ser a “líder do grupo”. A líder do grupo atual é mostrada em uma dica quando você passa o ponteiro sobre o ícone de grupo de uma imagem.
Se você recolher um grupo de imagem e então entrar no modo sala escura (por exemplo com duplo-clique na miniatura), a imagem da líder de grupo será aberta para trabalho.
Os grupos de imagens também são uma forma conveniente de proteger uma pilha de histórico atual contra mudanças não intencionais. Se você acabou de finalizar uma imagem e deseja proteger sua versão atual, simplesmente selecione a imagem, clique em “duplicar” no painel de ações na seleção e certifique-se de que o agrupamento está ligado e que o grupo está recolhido. Agora, sempre que você abrir o grupo de imagem novamente na sala escura, somente a líder do grupo será alterada. A duplicata subjacente permanecerá inalterada.
Nota: O “duplicar imagens” somente gera uma cópia do histórico da imagem, que é armazenada em outro arquivo XMP similar. Ainda existe somente um arquivo RAW.